19/05/2023 • 14:07:05

Lula, neutro na guerra, deve participar de 'foto de família' com Zelenski no G7

ESTADÃO CONTEÚDO



Pressionado pela comunidade internacional a apoiar a Ucrânia na guerra iniciada pela Rússia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que prefere manter a neutralidade em relação ao conflito, deverá participar de uma "foto de família" com o presidente ucraniano, Volodmir Zelenski, durante a Cúpula do G7.

A programação do encontro, que acontece neste final de semana em Hiroshima, no Japão, prevê a produção de uma imagem com os chefes de governo perfilados. A fotografia será registrada na manhã do domingo, 21, em frente ao parque Memorial da Paz, que lembra o bombardeio atômico sobre a cidade na Segunda Guerra Mundial. Lula e Zelenski, que critica a posição do governo brasileiro sobre o conflito, se encontrariam pela primeira vez na ocasião.

O secretário do Conselho Nacional de Segurança e Defesa da Ucrânia, Oleksiy Danilov, confirmou nesta sexta-feira, 19, que Zelenski aceitou o convite do G7 e estará em Hiroshima no domingo para defender um endurecimento nas críticas à Rússia e mais apoio a seu país. Os países-membros do G7 - Estados Unidos, Canadá, Japão, Alemanha, Reino Unido, França e Itália - vão anunciar uma nova leva de sanções contra Moscou.

O G7 é altamente coeso no apoio à Ucrânia, e a postura do Brasil de neutralidade, apesar do voto pela condenação à Rússia na Organização das Nações Unidas (ONU), incomoda a comunidade ocidental. Na semana passada, o assessor especial de Lula para Assuntos Internacionais, Celso Amorim, esteve na Ucrânia, semanas após o presidente brasileiro receber em Brasília o chanceler da Rússia, Sergey Lavrov.

Ao falar da presença do ucraniano em Hiroshima, o jornal The New York Times diz que haverá pressão sobre Lula e outros chefes de governo que mantêm a neutralidade sobre o conflito. "Líderes da Índia, Brasil e outras nações que têm relutado em apoiar a Ucrânia também estão na reunião como observadores, e a presença de Zelenski pode tornar mais difícil para eles continuarem com essa postura, disseram várias autoridades", afirma o jornal americano.
 

Mulher é internada em estado grave após ser esfaqueada pelo namorado em Rio Preto

Motorista bêbado atropela e mata trabalhador que atuava em obras na Whashington Luís

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, aos 51 anos

Circuito de segurança flagra assalto em açougue de Rio Preto; bandidos levaram malote

Polícia Civil de Fernandópolis deflagra Operação Ultimate II contra jogos eletrônicos ilegais

Foragido por envolvimento na morte de lavrador no ES é capturado pela Polícia Civil em Rio Preto

Operação do MP investiga sócios de empresas suspeitas de fraudar concursos públicos

Estado de SP vê queda de roubos, mas latrocínios crescem no 1º trimestre de 2024

Redes estaduais de ensino já têm mais professores temporários do que concursados

Após 21 anos, Supremo forma maioria para consolidar poder de polícia do MP

Justiça torna réus diretores de empresa de ônibus ligada ao PCC e bloqueia R$ 596 mi

Bruna Marquezine e João Guilherme aparecem juntos em foto e detalhe chama a atenção da web

Compartilhe

© Copyright 2024 SBT Interior - Todos os direitos reservados