24/10/2024 • 14:03:00

Maioria de cargos de liderança no Brasil ainda são ocupados por homens

DA REDAÇÃO - ARAÇATUBA



Segundo um estudo publicado no Fórum Econômico Mundial (FMI), somente 27% dos cargos de liderança em empresas brasileiras são ocupados por mulheres. Para mudar este cenário, é preciso que cada vez mais companhias tenham vontade em assumir compromissos para atingir a equidade de gênero. Em algumas áreas de atuação, principalmente naquelas em que há uma predominância masculina, é preciso que haja processos de inspiração para as mulheres. Sendo assim, como incentivar o time feminino das empresas? 

Cada vez mais falamos sobre a importância da equidade de gênero no mercado de trabalho, além da necessidade de um aumento de mulheres em posição de liderança. De acordo com o estudo Women in Business: Caminhos para a Equidade, em 2024, a proporção de mulheres em cargos de liderança no Brasil é de 37%. O estudo aponta um aumento de mulheres na liderança a nível global, entretanto no Brasil ocorreu um recuo de 2% em relação a 2023. Segundo a especialista em liderança e gestão de pessoas, fundadora e CEO da Yluminarh, Ylana Miller, nas posições de maior poder há forte desigualdade de gênero. "Programas de diversidade, equidade e inclusão que contemplam sucessão ainda não têm forte representatividade no mundo corporativo. Alguns justificam a escassez desse movimento em função da instabilidade econômica no país, outros são mais assertivos e apontam a forte dicotomia entre discurso e ação. Isto é, empresas que discursam a favor e não praticam", afirma. 

Promover a igualdade de gênero no mercado de trabalho e desenvolver a liderança feminina são tarefas cruciais pelos impactos e consequências que trariam para todos os outros aspectos da nossa convivência em sociedade. Segundo Ylana, uma cultura organizacional diversa favorece a inovação e o alcance de resultados diferenciados. "É preciso a implementação de ações concretas que criem um ambiente mais igualitário no curto prazo e estabeleçam as bases para mudanças profundas a longo prazo. Programa de desenvolvimento é uma palavra-chave que pode conter uma das respostas para essa questão. A formação da liderança feminina, através de cursos, coaching e mentoria, promove o aprimoramento de habilidades e inspira a ocupação de posições sêniores nas organizações", explica. 

Ylana finaliza dizendo que outras práticas de gestão de pessoas, como política de remuneração que prioriza a igualdade salarial entre homens e mulheres, recrutamento e seleção equitativos, vagas afirmativas e a criação de uma cultura organizacional inclusiva pavimentarão o caminho para avanços com mais celeridade. "Mulheres denotam ter algumas habilidades que podem favorecer seu empoderamento. Em geral, têm forte relacionamento interpessoal, habilidade de comunicação e facilidade para trabalhar em equipe. Optam por um estilo de liderança mais participativo e democrático, valorizando a promoção da troca e aprendizado. Grande parte das mulheres é multifuncional e equilibra muitos pratinhos ao mesmo tempo com flexibilidade e resiliência. É essencial investir em autoconhecimento e gestão das emoções para se punirem menos. A jornada de vida e carreira pode ser leve e sem autocobrança".

Governo de SP anuncia mais R$ 22 milhões para rede de restaurantes do Bom Prato

Planeta pode aquecer 3,1ºC a 3,6ºC com emissões de gases

Três em cada dez crianças e adolescentes foram ofendidos na internet

Transporte público será gratuito em São José do Rio Preto no domingo de eleições

Corrida de rua provoca interdições em avenidas de São José do Rio Preto no próximo sábado

Mutirão Todos Contra a Dengue será realizado neste sábado (9) em Presidente Prudente

Homem é preso em Rio Preto suspeito de estuprar mulheres que conheceu em aplicativos

Exposição do Projeto Birigui Literário celebra a leitura nas escolas municipais

Contribuintes de Birigui podem quitar dívidas com até 100% de desconto em juros e multas

Morre aos 66 anos o ex-pugilista Maguila, ícone do boxe brasileiro

Maioria de cargos de liderança no Brasil ainda são ocupados por homens

Hospital de Base de Rio Preto avança em cirurgias robóticas e atende pacientes do SUS

Compartilhe

© Copyright 2024 SBT Interior - Todos os direitos reservados