A Superintendência da Polícia Técnico-Científica de São Paulo recebeu nesta segunda-feira (7) os novos peritos da instituição. A cerimônia de posse dos novos 217 profissionais foi realizada na sede da unidade, localizada no Butantã, zona oeste da capital. Agora eles passarão por um processo de formação e após o término do curso serão distribuídos por todo o estado.
“Hoje é um dia histórico. Trata-se de uma das maiores posses de peritos dos últimos anos”, exaltou o diretor da Superintendência da Polícia Técnico-Científica, Claudinei Salomão. “Mais do que a posse, simboliza o reconhecimento da ciência e o fortalecimento da perícia criminal, essencial não apenas para a elucidação de crimes, mas para a garantia de direitos e da Justiça”, acrescentou.
Os novos peritos serão formados pela Academia de Polícia (Acadepol) no curso profissional de perito criminal e na pós-graduação em criminalística e ciência forense. Essa é a primeira turma que receberá a certificação, além da capacitação que já era oferecida. Esta é a maior formatura de peritos e médicos-legistas desde 2013.
Entre as aulas estão temas de direito, criminologia, aspectos médicos, medicina e odontologia, perícias em locais de crime contra pessoas e animais, contra o patrimônio, entre outros. Os alunos também terão capacitação para armamento, tiro e conduta policial.
“A perícia transforma vestígios em provas, dúvidas em certezas. É através dela que a verdade dos fatos vem à tona, que coloca o suspeito na cena do crime e inocenta pessoas acusadas injustamente. A chegada de vocês representa um reforço imensurável em nossa missão institucional. São novas mentes e olhares que vão operar com precisão, ética e paixão por aquilo que fazem”, disse o delegado-geral da Polícia Civil, Artur Dian.
O secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, também deu as boas-vindas aos novos profissionais de polícia. “Tenham em mente a importância da função que vão exercer a partir de hoje para a sociedade e para a justiça criminal. A Polícia Científica de São Paulo é referência no Brasil e recebê-los aqui nos enche de orgulho. Que vocês sejam felizes na carreira e contem sempre com o nosso apoio”, disse o chefe da pasta.
Durante o evento, as autoridades presentes saudaram os três primeiros colocados do curso – Lucas NG, André Reis e Ivan Souza, respectivamente. O concurso no qual os alunos foram aprovados teve mais de 20 mil inscritos, sendo o primeiro que engloba carreiras da Polícia Civil e Técnico-Científica. A nomeação foi publicada em 24 de junho no Diário Oficial do Estado (DOE).
INVESTIMENTOS
Desde o início da gestão, foram entregues 45 viaturas para a Polícia Científica, com investimento de R$ 9,7 milhões. Em obras, o investimento chegou a R$ 25,2 milhões, com destaque para as reformas do laboratório de balística, o Instituto Médico Legal (IML) Sul da capital e o Núcleo de Biologia e Química de São Paulo.
Dois idosos são encontrados mortos em Votuporanga
São Paulo firma parceria internacional para ampliar produção de biogás e biometano
Preso homem que matou ex durante festa de aniversário em Penápolis
Governo federal reconhece situação de emergência em 11 cidades gaúchas
Países do Brics se unem para eliminar "doenças da pobreza"
Operações de busca e salvamento: entenda as habilidades dos cães bombeiros
São Paulo abre 500 mil vagas para cursos gratuitos; veja como se inscrever
Mais de 200 peritos tomam posse na Polícia Científica de São Paulo
São Paulo reforça alerta para vacinação contra sarampo nas férias
Idoso é encontrado morto com sinais de espancamento em Araçatuba
Justiça concede liberdade provisória a jovem que deu à luz em shopping e tentou esconder bebê em mochila
Penas mais duras para crimes em escolas entram em vigor
Compartilhe