16/05/2025 • 14:48:11

Mais quatro entidades devem ser alvo de processo sobre fraude no INSS

AGÊNCIA BRASIL



O ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, afirmou, nessa sexta-feira (16), que mais quatro entidades associativas devem ser incluídas no processo por possíveis fraudes em aposentadorias e pensões pagas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Ele não informou, entretanto, qual o valor arrecadado por essas entidades ao longo dos anos que deve ser alvo de medidas de bloqueio cautelar.

Na semana passada, a AGU pediu à Justiça Federal o bloqueio de R$ 2,56 bilhões em bens de 12 entidades associativas. Elas constituem o “núcleo da fraude”, sendo alvo do maior número de reclamações por parte de segurados do INSS.

“Neste momento, nós temos 12 entidades, é possível que a gente já estabeleça um lote de mais quatro entidades, pelo menos”, disse Messias à Agência Brasil, ao explicar que o volume de recursos bloqueados se deve aos indícios de que os descontos são, na sua grande maioria, indevidos.

OPERAÇÃO

A Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram, no mês passado, a Operação Sem Desconto, que apura o desconto irregular, via folha de pagamentos do INSS, de mensalidades de entidades associativas de aposentados e pensionistas. A CGU informou que, entre 2017 e 2019, foi registrado um aumento no número dos descontos e das reclamações de beneficiários de que não haviam autorizado os descontos nas mensalidades.

Segundo Messias, existe um volume grande de entidades que foram criadas, a partir de 2019, com o propósito de fraudar, ou seja, não oferecer nenhum benefício para o associado. Cifras iniciais apresentadas pela PF dão conta de que R$ 6,3 bilhões de descontos associativos realizados entre 2019 e 2024 são suspeitos de fraude.

REEMBOLSO

Aposentados e pensionistas do INSS já registraram mais de 1 milhão de pedidos de reembolso de descontos não autorizados feitos por entidades associativas. A formalização da contestação pode ser feita pela plataforma Meu INSS ou pelo canal 135 de atendimento telefônico.

Cerca de 9 milhões de segurados começaram a ser notificados desde terça-feira (13) sobre descontos por entidades e associações. Agora, é possível saber o nome da entidade à qual o aposentado ou pensionista que teve desconto está vinculado, por meio do serviço Consultar Descontos de Entidades Associativas, disponível no aplicativo.

“Com os dados que os aposentados, que estão colaborando conosco neste momento, estão nos repassando, nós temos condições e elementos de buscar mais bens de outras entidades que também estariam, potencialmente, envolvidas nesta fraude”, explicou o ministro da AGU.

Criminosos invadem escola em Presidente Epitácio e furtam mais de 100 netbooks

Mais quatro entidades devem ser alvo de processo sobre fraude no INSS

Agricultura confirma caso de gripe aviária em município do RS

Festival Revelando São Paulo começa nesta sexta em Barretos

Casamento entre mulheres cresce 5,9% e é recorde em 2023, mostra IBGE

Olímpia aprova lei que autoriza instalação de cassinos integrados a resorts

Brasil tem em 2023 o menor número de nascimentos em quase 50 anos

Motociclista morre após bater em árvore na Avenida JK, em Presidente Prudente

Jovem de 19 anos é morta a facadas pelo ex-companheiro em Catanduva

Unisalesiano reverencia nomes que ajudaram a construir sua história

Governo altera regra de transição do Bolsa Família; entenda

Justiça de SP derruba proibição e mototáxi volta a ser oferecido

Compartilhe

© Copyright 2025 SBT Interior - Todos os direitos reservados