15/05/2023 • 16:43:56

MDB pede liminar na Justiça contra aumento de vereadores na Câmara de Catanduva

KAROL GRANCHI - SÃO JOSÉ DO RIO PRETO


 

O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) de Catanduva, no interior de SP, representou no Tribunal de Justiça de São Paulo o pedido de Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) para que seja derrubado o Decreto Legislativo que aumenta a cadeira de vereadores da Câmara Municipal de 13 para 19 a partir de 2025.

O Decreto foi aprovado na sessão da última terça-feira (9), com voto de Minerva do presidente da Casa, Marquinhos Ferreira (PT). Para o presidente do MDB em Catanduva, Fábio Manzano, a medida foi feita pelos parlamentares de forma “sorrateira”.

“Eles foram preparando o terreno para que se chegasse a isso. Há um tempo atrás, a Câmara se reuniu para avaliar o artigo 10 da Lei Orgânica do município, que já havia sido mudado e tinha vários requisitos para que fosse aprovado o aumento de cadeiras e de salários. Os vereadores, então, aprovaram a retirada dessas restrições. Antes precisava de uma audiência pública, chamar a população para aprovar uma lei assim e agora não precisa mais, foram tiradas as amarras de impedimento. Na semana passada os vereadores se reuniram sem constar na pauta e aprovaram três projetos: o aumento de cadeiras, que não precisa da aprovação do Executivo, o aumento de salários dos vereadores e o aumento de salários do prefeito, vice e secretários.”, explica Manzano.

Com a Adin, o MDB espera que o Decreto seja derrubado e também que o prefeito Padre Osvaldo de Oliveira Rosa vete as leis que aumentam o salário dele e dos demais agentes políticos.

“A forma que a Câmara agiu foi antidemocrática e gerou uma indignação na comunidade catanduvense, ainda mais pela passividade do Executivo diante dos fatos. O prefeito diz que não há o que ser feito, mas há sim. Ele é o prefeito e pode vetar as leis, talvez ele não queira se indispor com os agentes políticos”, diz.

Ainda de acordo com o presidente do MDB no município, Catanduva não tem necessidade de mais vereadores.

“Os sistemas de comunicação e as novas tecnologias que temos hoje em dia oferece ao agente político uma forma mais fácil e rápida de fiscalização. Não há motivos para esse aumento.”, afirma.

Uma manifestação organizada por empresários deverá reunir centenas de pessoas na sessão desta terça-feira (16) na Câmara. Empresários, frentes políticas, clubes de serviço, além da população catanduvense e também integrantes do MDB confirmaram a presença no ato.

Penas mais duras para crimes em escolas entram em vigor

Festas juninas arrecadam quase R$ 150 mil para entidades assistenciais de Araçatuba

Dois morrem após queda de avião em Rio Preto

Prefeitura de Rio Preto demite médica Merabe Muniz da rede municipal de Saúde

Homem morre esfaqueado após briga por aluguel em Rio Preto

Moradora de Rio Preto cai no golpe do falso advogado e perde R$ 2,6 mil

Homem é preso por tráfico de drogas em Mira Estrela durante ação da Polícia Civil

Desemprego recua para 6,2% em maio, o menor para o período desde 2012

Homem é preso e menor apreendido com mais de 400 kg de maconha em Presidente Prudente

Polícia Civil apreende mais de 2 mil comprimidos de ecstasy em casa na zona sul de Rio Preto

De Rio Preto ao Rio: jovem realiza sonho de estudar Ciência de Dados

Polícia Civil apreende 55 kg de drogas e prende suspeito na zona norte de Rio Preto

Compartilhe

© Copyright 2025 SBT Interior - Todos os direitos reservados