Francisco Kaio, um garoto de 8 anos de Fortaleza, surpreendeu a equipe médica e seus familiares ao homenagear o Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de São José do Rio Preto, onde realizou um transplante de medula óssea em 2023. Em um gesto de carinho, Kaio reproduziu o hospital no jogo Minecraft, destacando os detalhes da estrutura e, especialmente, as janelas que ele considera o ponto mais bonito do local.
A história de Francisco começou em 2018, quando surgiram os primeiros sintomas de uma doença desconhecida. Começaram a aparecer em seu corpo, que gradualmente se espalharam para a barriga, acompanhadas de febres constantes. O diagnóstico de leucemia foi feito e, desde então, Kaio iniciou o tratamento em Fortaleza, onde permaneceu até 2022, quando a doença voltou e a única alternativa foi o transplante de medula óssea.
Sem opções para o procedimento em Fortaleza, a família recebeu a indicação de um hospital em São José do Rio Preto, por meio de uma amiga da mãe de Francisco Maria Tatiane de Souza. "Uma amiga me falou sobre o HCM, que era um lugar maravilhoso, e decidimos vir. Realmente, o hospital é excelente. Fomos muito bem recebidos pela equipe, que nos apoiou em todo o processo", conta Maria Tatiane, mãe de Francisco.
O procedimento ocorreu em 2023, com o pai de Francisco sendo o doador da medula óssea. Após o transplante bem-sucedido, Francisco permaneceu internado por um mês. Durante sua estadia, ele desenvolveu uma conexão especial com o hospital, o que motivou sua homenagem virtual.
"Eu fiz o hospital no Minecraft porque ele é muito bonito. As janelas são o que eu mais gosto", revela Francisco, que dedicou entre quatro e dez dias para construir o hospital no jogo, com base nas fotos que sua mãe mostrou e na memória do que ele viu durante sua internação. “Às vezes, eu construía sem olhar as fotos, mas lembrava de como era e ia fazendo. O pessoal aqui é muito atencioso e o hospital é ótimo", completou o garoto.
A mãe, emocionada, relata que o apoio da equipe multidisciplinar, incluindo a Dra. Laila, foi essencial para o sucesso do tratamento de Francisco. “A Dra. Laila Rigolin é uma pessoa maravilhosa, assim como toda a equipe. Eles cuidaram muito bem do Francisco e nós nos sentimos em casa. O hospital fez toda a diferença na recuperação dele", disse Maria Tatiane.
O Dr. João Victor Feliciano, líder do setor de Transplante de Medula Óssea da Funfarme ressaltou a importância dos cuidados com os pacientes que vêm de diversos estados do Brasil para o HCM. “Aqui no setor de Transplante de Medula Óssea da Funfarme, recebemos pacientes tanto crianças quanto adultos de todo o Brasil, e temos muito orgulho de oferecer uma assistência de qualidade, sempre respeitando as culturas e os regionalismos de cada um. O nosso trabalho é realizado por uma equipe multiprofissional, que tem como objetivo humanizar o cuidado, acolhendo as famílias com todo o carinho e fazendo com que se sintam em casa durante esse momento delicado, que exige muito esforço e dedicação.
Ele ressaltou ainda o processo após a realização do transplante. “Sabemos que o processo de transplante envolve um acompanhamento contínuo e de longo prazo, o que exige que os pacientes e seus acompanhantes permaneçam em Rio Preto para garantir a continuidade do tratamento. Para apoiar essas famílias, contamos com casas de apoio parceiras, que oferecem ambientes de convivência para pacientes e acompanhantes que estão passando por essas situações difíceis. Ficamos imensamente felizes quando os pacientes, como o Francisco Kaio, nos reconhecem e fazem gestos tão singelos, mas de grande valor, como essa homenagem ao HCM. Em nome de toda a equipe do Transplante de Medula Óssea, gostaria de agradecer, especialmente à Dra. Laila e à Dra. Nayana, médicas pediatras que cuidaram de Francisco, pelo carinho e dedicação ao longo de todo o tratamento. Agradecemos de coração por esse gesto de carinho e reconhecimento que ele demonstrou tanto a nós quanto à nossa instituição. ” disse Dr. João Victor Feliciano.
Francisco Kaio e sua família seguem de volta para Fortaleza onde continuam o tratamento e consultas e retornarão ao HCM com uma frequência mais espaçada apenas para o acompanhamento ao longo do tempo.
Viagem com crianças: saiba como emitir a autorização eletrônica sem complicações
Famílias de alunos têm até sexta-feira (13) para manifestar interesse em refeições nas férias
Equipe de Karatê de Rio Preto conquista três medalhas
Dois homens são presos por furto em São José do Rio Preto (SP)
Governo de SP isenta IPVA de veículos menos poluentes
CCJ da Câmara volta a analisar proposta de recontagem física dos votos
Prefeitura segue na remoção de árvores derrubadas após vendaval
Governo de SP abre 150 vagas em capacitação para pequenos negócios para exportação
Bebê de dois meses morre vítima de coqueluche em Castilho (SP)
DIG de Votuporanga (SP) esclarece furto e recupera camionete
Dia D contra dengue promove ações de conscientização em todo o Brasil
Provão Paulista: gabarito das provas do 1ª, 2ª e 3ª série do Ensino Médio são divulgados
Compartilhe