16/07/2024 • 10:49:56

Mestre, professor e escritor Agnaldo Gonçalves morre aos 74 anos

DA REDAÇÃO - ARAÇATUBA



Morreu ontem em Buritama (SP), o mestre e doutor Agnaldo Gonçalves, aos 74 anos. Ele foi professor sênior da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) de São José do Rio Preto (SP) e marcou sua trajetória com vasta produção intelectual em revistas e outros meios midiáticos paulistanos, tendo recebido, com a publicação de seu livro ‘Transição e Permanência’, em 1989, o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).

VIDA, EDUCAÇÃO E ARTE

Na transição do fim dos anos 80 para o início dos anos 90, começavam suas viagens internacionais pela Europa, África e a América Latina, que não se esgotaram e, sobretudo, foram fonte profícua de produção literária e teórica. Viajou o Brasil e o mundo proferindo palestras e conferências sobre Literatura, com ênfase na Intersemiótica e nas relações homológicas entre palavra e imagem. Em 1997, já professor da Unesp em Rio Preto, tornou-se livre-docente, a partir de cuja pesquisa resulta o livro Museu movente: ‘O signo da arte em Marcel Proust’, publicado pela editora Unesp em 2004.

É autor, além das obras já mencionadas, de ensaios e artigos escritos em português e em outras línguas, bem como de diversos livros, entre eles, Cruz e Souza, para a Coleção Literatura Comentada, de 1981 a 1984; Laokoon Revisitado, Relações Homológicas entre Texto e Imagem, de 1994, pela EDUSP; o capítulo O Classicismo na Literatura Européia, do livro Classicismo 2, Editora Perspectiva, de 1999; o capítulo A Estética Expressionista na Pintura e na Literatura, publicado no livro O Expressionismo, Editora Perspectiva, de 2002; o posfácio Paul Valery: O Alquimista do Espírito na obra Paul Valery – do livro Variedades, de 1991, editora Iluminuras. Escreveu, também, os livros Vermelho, de 2000, com prefácio de Arnaldo Antunes e orelha de João Alexandre Barbosa e Nove Degraus para o Esquecimento, prefaciado por Susanna Busato em 2017, ambos pela Ateliê Editorial. Publicou, além desses, muitos outros livros de teoria, poesia e narrativa.

DESPEDIDA

O corpo do professor e poeta Agnaldo está sendo velado na Capela São Carlos. O enterro está marcado para às 16h, no cemitério municipal de Buritama, cidade que ele nunca deixou.

Simpósio irá abordar desafios da deficiência visual e reabilitação

Nova programação do TH+ SBT é destaque no SBT Conecta 2025 em Rio Preto

Polícia Civil de José Bonifácio recupera gata de raça furtada

Sebrae abre inscrições para a 4ª edição do programa Selo Bem Receber

Campanha do Agasalho 2025 será lançada no dia 2 de abril

Prefeitura de Araçatuba amplia serviços das UBSs 24h para vacinação contra influenza nos fins de semana

Campanha "Araçatuba Limpa" recolhe mais de 50 caminhões de materiais inservíveis em quatro dias

Prefeitura de Prudente realiza mutirão de saúde da mulher neste sábado

Com setor em alta, Festa do Cacau apresenta o melhor do chocolate de SP

Sitiante é autuado por destruição de vegetação nativa em Nova Guataporanga (SP)

Circuito Comunidade em Foco agita bairro Vista Verde em Araçatuba

Santa Casa de Araçatuba enfrenta superlotação nas UTIs pediátricas e neonatais

Compartilhe

© Copyright 2025 SBT Interior - Todos os direitos reservados