08/06/2023 • 09:08:35

Ministério da Agricultura apreende mais de 200 mil litros de bebidas adulteradas

DA REDAÇÃO - SÃO JOSÉ DO RIO PRETO



Uma operação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) apreendeu, na última quarta-feira (7), mais de 200 mil litros de bebidas adulteradas. Três fábricas foram fechadas. Os auditores encontraram alterações em sucos, néctares, vinagre, vinho, aguardente, cachaça e água de coco. Os locais da apreensão e as marcas envolvidas não foram divulgados. 

Segundo o auditor fiscal federal agropecuário, Celso Franchini, as irregularidades colocam em risco a saúde dos consumidores e "visam aumentar os lucros das fábricas". Entre as irregularidades, foram encontradas práticas ilegais:

Uso de corantes e edulcorantes para mascarar o produto ao consumidor.
Adição de açúcar de cana não autorizado ou acima dos limites legais permitidos para sucos, água de coco e vinhos.
Propaganda irregular.
Diluição com água em excesso.
Transporte de bebidas em condições inadequadas e irregulares.
Condição de produção inadequadas.

Ao todo, foram apreendidos 65 mil litros de água de coco; 64 mil litros de vinagre; 64.800 litros de refrigerante de fruta; 20.600 kg de suco concentrado; 10.156 kg de suco desidratado, preparador sólido, extrato e aromas de sabores de frutas; 4.554 litros de aguardente de cana; 2.689 litros de vinho tinto. 

Além das apreensões, o Mapa irá adotar medidas legais cabíveis contra as empresas envolvidas na operação. A punição pode incluir multas, interdições, cassações de registro de produtos e estabelecimentos e até processos criminais contra as empresas e seus responsáveis técnicos.

Homem morre atropelado ao tentar ajudar com pane em caminhão em Araçatuba

Incêndio em residência deixa seis pessoas feridas em Rio Preto

Homem atropelado em Fernandópolis morre após 11 dias internado em Rio Preto

Polícia Civil prende homem por tráfico interestadual em Buritama

Fábrica clandestina de cosméticos é fechada em Araçatuba; homem é preso

Novo Código Disciplinar da Fifa endurece punições em casos de racismo

Mais de 2.500 estudantes do Ensino Médio já foram contratados como estagiários do BEEM

Jair Bolsonaro será ouvido pela PF em inquérito que investiga ações do filho nos EUA

Polícia prende namorado de jovem esfaqueada em Rio Preto

Homem suspeito de aplicar golpe milionário é preso no Rio Grande do Sul

Descontos indevidos do INSS serão ressarcidos até 31 de dezembro

País recebe status internacional como livre de febre aftosa sem vacina

Compartilhe

© Copyright 2025 SBT Interior - Todos os direitos reservados