O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, é uma das autoridades com presença confirmada no primeiro dia da 12ª Aquishow Brasil, a ser realizada nesta semana, no Centro Avançado de Pesquisa e Desenvolvimento do Pescado Continental, do Instituto de Pesca, em São José do Rio Preto (SP).
Nesta terça-feira, 23, ele participará da cerimônia de abertura e, na sequência, fará a palestra magna, no auditório principal do pavilhão de exposições “Marcelo Berriel”, com o tema “O novo MPA e suas ações para a aquicultura brasileira”.
A pasta foi criada há anos, mas, na gestão anterior, havia perdido seu status de ministério. Portanto, a atividade inédita dentro da programação da feira é, também, uma forma de celebração pela recente conquista do setor aquícola.
Segundo André de Paula, a atividade de aquicultura traz uma série de oportunidades, como geração de renda e emprego e produção de alimentos, mas, assim como outras atividades produtivas, requer práticas pautadas em sustentabilidade ambiental, social e econômica.
Hoje, há obstáculos que dificultam essas práticas, como o licenciamento ambiental, o custo de produção, a incidência tributária sobre a ração para organismos aquáticos e a falta de assistência técnica para pequenos aquicultores, por exemplo.
“Nos próximos quatro anos, esperamos resolver muitos gargalos. O Brasil é o maior produtor de proteína animal do mundo, liderando os mercados de aves, suínos e bovinos, mas é o 13º no mercado de pescados. Temos muito trabalho pela frente, para que o País assuma uma posição compatível com seu potencial”, diz o ministro.
De Paula explica que entre as ações planejadas para seu mandato está a abertura de novos mercados, como a exportação para o mercado europeu, que está fechada desde 2018. Outra proposta é continuar com as cessões de uso, regularizando a atividade em tanques-rede em diversos estados. Essas e outras novidades serão tratadas durante a Aquishow 2023.
Realização
A 12ª Aquishow Brasil é realizada de 23 a 26 de maio, pela Associação de Piscicultores em Águas Paulistas e da União (PeixeSP), em parceria com a Prefeitura de São José do Rio Preto/SP, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento; e o Governo do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Pesca, vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
Neste ano, o evento tem o patrocínio do Sebrae e o apoio da Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto (Acirp); do Sindicato Rural de São José do Rio Preto; da Mar & Rio Pescados; da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Faesp - Senar/SP); do Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo (CRMV/SP); do Instituto de Inovação Israelense (INNA); e do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).
Programação do auditório principal – Terça (23/05)
· 07h – Credenciamento
· 09h – AgriFutura Pescado: Startups Race e Startup Expo
· 09h – Cerimônia de abertura do evento
· 10h35 – Palestra: “O novo MPA e suas ações para a aquicultura brasileira”, com o Ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula
· 11h30 – Entrega dos troféus do Prêmio Personalidades Brasileiras da Aquicultura 2023
· 14h – Painel: “A produção de organismos aquáticos no Brasil”, com mediação de Francisco Hidalgo Farina, presidente da Comissão Nacional de Aquicultura, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil; e Juliana Lopes, zootecnista e diretora de Aquicultura em Águas da União, do MPA. Participação de representantes da algicultura, aquaponia, aquarismo/ornamentais; jacaricultura; malacocultura; piscicultura e ranicultura.
Serviço:
O que: 12ª Aquishow Brasil
Quando: De 23 a 25 de maio, das 9h às 18h (Em 26 de maio, haverá visita técnica externa)
Onde: Centro Avançado de Pesquisa e Desenvolvimento do Pescado Continental – Instituto de Pesca – Avenida Aberlado Menezes, s/nº, zona rural de São José do Rio Preto/SP
Mais informações: www.aquishowbrasil.com.br
Dois morrem após queda de avião em Rio Preto
Prefeitura de Rio Preto demite médica Merabe Muniz da rede municipal de Saúde
Homem morre esfaqueado após briga por aluguel em Rio Preto
Moradora de Rio Preto cai no golpe do falso advogado e perde R$ 2,6 mil
Homem é preso por tráfico de drogas em Mira Estrela durante ação da Polícia Civil
Desemprego recua para 6,2% em maio, o menor para o período desde 2012
Homem é preso e menor apreendido com mais de 400 kg de maconha em Presidente Prudente
Polícia Civil apreende mais de 2 mil comprimidos de ecstasy em casa na zona sul de Rio Preto
De Rio Preto ao Rio: jovem realiza sonho de estudar Ciência de Dados
Polícia Civil apreende 55 kg de drogas e prende suspeito na zona norte de Rio Preto
Caixa dá até 90% de desconto em dívidas renegociadas por clientes
Família de turista brasileira vê negligência em resgate na Indonésia
Compartilhe