25/09/2024 • 15:56:01

Mirandópolis decreta estado de calamidade pública e adota racionamento de água

DA REDAÇÃO - ARAÇATUBA



A cidade de Mirandópolis, localizada no interior de São Paulo, enfrenta uma grave crise no abastecimento de água devido à prolongada estiagem de 2024. A situação crítica levou a prefeitura a decretar estado de calamidade pública, conforme divulgado em decreto no último dia 20. A medida foi tomada com base em um relatório do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Mirandópolis (SAAEM), que alertou para os níveis extremamente baixos das represas e mananciais que abastecem a cidade. Uma das represas está próxima do volume morto.

Diante do cenário de seca severa, o município adotou o racionamento de água, com a redução da pressão no fornecimento das 6h às 18h. A medida tem como objetivo garantir o abastecimento a todas as regiões, mas, segundo Mateus Pazzinato, diretor do SAAEM, as áreas mais altas da cidade estão sendo as mais afetadas.

A população também foi orientada a economizar água para evitar o colapso total do sistema de abastecimento. A previsão do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) é que o período de seca se prolongue nas próximas semanas, o que torna a situação ainda mais delicada.

Além das ações emergenciais para manter o fornecimento de água, a administração municipal, em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, busca a liberação de recursos para aquisição de novos equipamentos e adaptação da infraestrutura de captação e distribuição.

Outro ponto de atenção no decreto de calamidade pública é a prevenção de incêndios, uma vez que a seca também tem aumentado o risco de queimadas na região. O racionamento de água e as ações preventivas são vistas como fundamentais para proteger a população e evitar um cenário ainda mais grave.

Últimos dias para inscrições nos cursos gratuitos de qualificação profissional em São Paulo

Natal Luz 2024 ilumina São José do Rio Preto a partir desta sexta-feira (22)

Homem de 27 anos morre e outro fica ferido em tiroteio no bairro São José, em Araçatuba

Empresário é preso em São José do Rio Preto por trabalho escravo e desmatamento ilegal

Feirão Casa Paulista oferece cheques com desconto extra para compra de imóveis em São José do Rio Preto (SP)

DIG de Votuporanga prende, em São Paulo, suspeito de roubar e agredir idosa

Plaza Shopping recebe Papai Noel nesta sexta-feira (22)

Passageira de ônibus é presa com drogas em Guararapes/SP

PF de Araçatuba e GAECO (SP) deflagram "Operação Abutre"

Motociclista morre em acidente na Rodovia Raposo Tavares, em Presidente Prudente (SP)

Boliviano é preso com drogas, em Regente Feijó (SP)

Sebrae-SP realiza mutirão para regularização de MEIs em Orindiúva

Compartilhe

© Copyright 2024 SBT Interior - Todos os direitos reservados