A cidade de Mirandópolis, localizada no interior de São Paulo, enfrenta uma grave crise no abastecimento de água devido à prolongada estiagem de 2024. A situação crítica levou a prefeitura a decretar estado de calamidade pública, conforme divulgado em decreto no último dia 20. A medida foi tomada com base em um relatório do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Mirandópolis (SAAEM), que alertou para os níveis extremamente baixos das represas e mananciais que abastecem a cidade. Uma das represas está próxima do volume morto.
Diante do cenário de seca severa, o município adotou o racionamento de água, com a redução da pressão no fornecimento das 6h às 18h. A medida tem como objetivo garantir o abastecimento a todas as regiões, mas, segundo Mateus Pazzinato, diretor do SAAEM, as áreas mais altas da cidade estão sendo as mais afetadas.
A população também foi orientada a economizar água para evitar o colapso total do sistema de abastecimento. A previsão do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) é que o período de seca se prolongue nas próximas semanas, o que torna a situação ainda mais delicada.
Além das ações emergenciais para manter o fornecimento de água, a administração municipal, em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, busca a liberação de recursos para aquisição de novos equipamentos e adaptação da infraestrutura de captação e distribuição.
Outro ponto de atenção no decreto de calamidade pública é a prevenção de incêndios, uma vez que a seca também tem aumentado o risco de queimadas na região. O racionamento de água e as ações preventivas são vistas como fundamentais para proteger a população e evitar um cenário ainda mais grave.
Festival de Teatro Seguros Unimed chega a Araçatuba com peças para todas as idades
INSS: novas regras vão dar mais proteção a dados de segurados
Governo defende novas regras para cursos EAD e restringe formação 100% online em áreas da saúde e direito
Três PMs e um ex-policial são presos em operação da Corregedoria em Rio Preto
Dois homens morrem em troca de tiros com a Rota durante operação contra o tráfico em Rio Preto
Shopping de Araçatuba celebra Dia do Orgulho Nerd com encontro de cosplay
Catanduva Rodeio Show troca ingresso por doação de sangue em campanha solidária
Bebê de cinco dias sofre fratura no crânio ao cair de incubadora na Santa Casa de Araçatuba
PF faz operação contra organização criminosa que usava caminhões frigoríficos para tráfico de drogas
Justiça investiga suspeita de estupro dentro do HCM em Rio Preto; funcionário é encontrado morto após demissão
Polícia Civil apreende mais de 1,5 tonelada de maconha em caminhão-baú na região de Presidente Prudente
Homem é preso com 50 canetas de medicamento injetável em ônibus em Penápolis
Compartilhe