Um homem de 60 anos foi autuado em R$ 6 mil nessa segunda-feira (27), em Lucélia, por manter 12 aves da fauna silvestre em cativeiro sem autorização. A ocorrência aconteceu na Vila Renno, após a Polícia Ambiental atender a uma denúncia anônima.
Ao chegarem ao local, os policiais conversaram com o morador, que foi informado sobre a denúncia e autorizou a entrada da equipe para fiscalização. Durante a inspeção, foram encontradas 12 aves mantidas em cativeiro, entre elas espécies como dois canários-da-terra, dois melros, um sabiá-laranjeira, cinco coleirinhas, um pássaro-preto e um tico-tico-rei.
Questionado, o morador admitiu que não possuía autorização do órgão competente para manter os pássaros. Por isso, foi lavrado um Auto de Infração Ambiental no valor de R$ 6 mil, com base no artigo 25, parágrafo 3°, inciso III, da Resolução SIMA nº 05/21.
As aves, que apresentavam comportamento bravio, indicando captura recente, foram soltas em seu habitat natural. Além disso, sete gaiolas usadas no cativeiro foram destruídas no local. O homem também responderá criminalmente pela infração ambiental.
A Polícia Ambiental reforça que capturar, manter ou comercializar aves silvestres sem autorização é crime e pode gerar multas elevadas e sanções legais. Denúncias podem ser feitas de forma anônima para combater práticas ilegais contra a fauna brasileira.
Homem é preso por ameaçar pais e descumprir medida protetiva em Mirandópolis
Jogos Abertos voltam a Rio Preto com mais de 6 mil atletas
Prefeitura de Rio Preto e Rumo anunciam obras no Jd. Conceição
Ginasta Rebeca Andrade é uma das 100 mulheres mais influentes de 2024
Licenciamento 2024 chega ao fim em dezembro com placas de final 0 no estado de SP
Fãs de Henrique e Juliano fazem fila em shopping de Araçatuba por ingressos solidários
Homem é morto a tiros na frente da namorada, em São José do Rio Preto
Motociclista morre em acidente na Rodovia Délcio Custódio da Silva, em São José do Rio Preto (SP)
Motorista sofre mal súbito, perde o controle da direção e cai em ribanceira
Penápolis Recebe “Prefeitura com Você” com Atrações e Serviços Gratuitos
Penápolis Recebe Festival Paralímpico com 200 Alunos
Araçatuba intensifica campanha “Fora Leish” com ações estratégicas em dezembro
Compartilhe