19/05/2023 • 13:52:32

'Não podemos, em nome de uma reforma tributária, matar a Federação', diz Caiado

ESTADÃO CONTEÚDO



Em evento organizado pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide) em que as propostas de reforma tributária pelas PECs 45 e 110 estão sendo duramente atacadas pelos participantes, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), defendeu que em nome de uma reforma tributária não se pode matar a federação

Crítico contumaz das duas PECs em tramitação no Congresso pela mudança que elas propõem, de trocar a tributação na origem pela cobrança dos impostos no destino e retirada da autonomia de Estados e municípios para gerir seus impostos, Caiado disse que "reforma tributária tudo bem", mas que não se deve "tirar a capacidade criativa dos Estados".

Caiado, que foi reeleito na eleição de 2022, deu como exemplo a sua experiência no primeiro mandato à frente do Governo de Goiás Disse que quando chegou ao Palácio das Esmeraldas encontrou as contas do Estado com um rombo de R$ 6 bilhões e que teve que pedir uma reestruturação fiscal.

"Hoje estamos com um superávit de R$ 9 bilhões", disse o governador para em seguida defender a autonomia que segundo ele permitiu a recuperação do caixa. "Não podemos, em nome de uma reforma tributária, matar a Federação", reiterou o governador, que entre outras coisas defende também o fatiamento da reforma tributária.

Goiás tem se mostrado preocupado também com a mudança da tributação na origem para o destino porque, como o Estado é exportador, com a reforma aprovada, passaria a perder receita.

O governador goiano também criticou a pressa de se aprovar a reforma tributária, sem ter ideia antes do conteúdo das leis complementares que vão regular o novo sistema tributário. Caiado, que é médico de formação, argumentou que "quando a gente opera no papel, não infecciona, não vai pra UTI, não tem intercorrência, não sangra", para justificar a sua crítica à falta de leis complementares para a reforma.

Ainda sobre as propostas de reforma em tramitação, o governador de Goiás afirmou que quando elas são colocadas na mesa, começam as complicações. "Vamos ter sensatez de que seja gradual, vamos começar pelos impostos federais. Todo mundo é a favor da reforma, mas vamos ser realistas", disse Caiado.

 

Campanha Araçatuba Limpa chega à última etapa neste sábado com coleta em oito bairros

Mulher é flagrada com mais de 1 kg de maconha nos sapatos em ônibus na Raposo Tavares

Ação contra leishmaniose promove troca de coleiras em escolas de Araçatuba

Zatti Saúde assume atendimentos em saúde mental em Araçatuba

Sabor de São Paulo: festival gastronômico celebra a riqueza do interior paulista em Araçatuba

Araçatuba terá 1ª Corrida “Juntos pelo Autismo” no dia 20 de abril

Filme brasileiro O Agente Secreto concorre à Palma de Ouro em Cannes

Após primeiras colheitas, Conab confirma estimativa de safra recorde

Escolas terão campanha de vacinação entre 14 e 25 de abril

Chuva forte deixa 104 mil imóveis sem energia no estado de São Paulo

Quadrilha do falso empréstimo é desarticulada após prejudicar servidores públicos

Ataques de abelhas causam duas mortes em menos de uma semana na região

Compartilhe

© Copyright 2025 SBT Interior - Todos os direitos reservados