05/10/2023 • 08:43:05

Nobel de Literatura vai para norueguês Jon Fosse

DEUTSCHE WELLE BRASIL



O Prêmio Nobel de Literatura de 2023 foi atribuído ao escritor norueguês Jon Fosse, de 64 anos, anunciou nesta quinta-feira (05/10) a Academia Sueca.

Ele recebeu o prêmio por "suas peças e prosa inovadoras que dão voz ao indizível", afirmou a Academia.

Além de mais de 25 peças de teatro, o autor também publicou romances, ensaios, coletâneas de poesia e uma série de livros infantis ao longo de quatro décadas.

A obra de Fosse, segundo sua editora, já foi traduzida em mais de 40 idiomas, e houve mais de mil diferentes produções de suas peças.

Em entrevista à agência de notícias Reuters após o anúncio nesta quinta-feira, Fosse afirmou que ganhar o Nobel é ao mesmo tempo impressionante e assustador.

"Estou maravilhado e um tanto assustado. Vejo isso como um prêmio à literatura que, antes de tudo, pretende ser literatura, sem outras considerações", disse o autor.

Fosse, que escreve na menos comum das duas versões oficiais do idioma norueguês, afirmou considerar o Nobel um reconhecimento dessa língua e do movimento que a promove, e disse dever o prêmio ao próprio idioma.

Conhecida como "novo norueguês" e usada por apenas 10% da população da Noruega, a versão de Fosse da língua foi desenvolvida no século 19 com dialetos rurais em sua base, tornando-se uma alternativa ao uso dominante do dinamarquês após uma união de 400 anos com a Dinamarca.

Polêmicas do Nobel de Literatura

Em 2022, o Nobel de Literatura foi entregue à escritora francesa Annie Ernaux, conhecida por seus romances autobiográficos e livros de memórias, em geral bastante curtos e baseados em experiências de classe e gênero.

No ano anterior, o laureado havia sido o escritor tanzaniano Abdulrazak Gurnah. Ele foi apenas o sexto premiado com raízes africanas – o Nobel foi frequentemente criticado por priorizar autores europeus e americanos, além de ter sido entregue a mais homens, com apenas 16 mulheres entre os mais de cem premiados.

Tanto o prêmio de 2021 quanto o de 2020, entregue à poeta americana Louise Glück, se seguiram a anos de controvérsia e escândalos envolvendo o Nobel de Literatura.

Em 2018, a entrega foi adiada após alegações de um escândalo sexual no âmbito do movimento #MeToo terem abalado os 18 membros da Academia Sueca, que organiza o Nobel de literatura, causando êxodo de vários de seus membros.

A organização superou o período, mas voltou a ser criticada em 2019 por entregar o Nobel de Literatura ao romancista austríaco Peter Handke, envolvido em controvérsias por ter sido acusado de apologia a crimes de guerra na Sérvia.

Penas mais duras para crimes em escolas entram em vigor

Festas juninas arrecadam quase R$ 150 mil para entidades assistenciais de Araçatuba

Dois morrem após queda de avião em Rio Preto

Prefeitura de Rio Preto demite médica Merabe Muniz da rede municipal de Saúde

Homem morre esfaqueado após briga por aluguel em Rio Preto

Moradora de Rio Preto cai no golpe do falso advogado e perde R$ 2,6 mil

Homem é preso por tráfico de drogas em Mira Estrela durante ação da Polícia Civil

Desemprego recua para 6,2% em maio, o menor para o período desde 2012

Homem é preso e menor apreendido com mais de 400 kg de maconha em Presidente Prudente

Polícia Civil apreende mais de 2 mil comprimidos de ecstasy em casa na zona sul de Rio Preto

De Rio Preto ao Rio: jovem realiza sonho de estudar Ciência de Dados

Polícia Civil apreende 55 kg de drogas e prende suspeito na zona norte de Rio Preto

Compartilhe

© Copyright 2025 SBT Interior - Todos os direitos reservados