Uma nova onda de calor chega ao Brasil nesta quinta-feira (14). Segundo o Instituto Nacional de Metrologia (Inmet), a partir das 12h, a temperatura deve ficar 5ºC acima da média para o período, atingindo 35ºC em alguns estados. Para Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, interior de São Paulo, Goiás e Bahia, a previsão é acima dos 40ºC.
As altas temperaturas, provocadas por uma massa de ar quente, irão se manter até o próximo domingo (17.dez). Em meio à persistência do fenômeno, o Inmet emitiu um aviso meteorológico especial de nível laranja (perigo) de onda de calor por, pelo menos, quatro dias consecutivos. Ao todo, 15 estados estão englobados no alerta.
[redes]
Com o aumento das temperaturas e a presença de umidade é comum a formação de áreas de instabilidade, que podem provocar temporais isolados, com rajadas de vento acima de 70km/h e granizo. As chuvas devem atingir, sobretudo, os estados de Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que contarão com um clima mais abafado durante o fim de semana.
A partir de 2ª feira (18.dez), com o deslocamento da frente fria, aumento de umidade e a virada dos ventos de sul a sudeste, as temperaturas sofrerão um declínio acentuado, especialmente na região Sul. O cenário cessará a onda de calor em algumas regiões, trazendo, inclusive, temperaturas mais amenas.
Até o momento, oito ondas de calor atingiram o Brasil, com destaque para a massa de ar quente que atuou entre os dias 8 e 19 de novembro, que resultou em temperatura recorde de 44,8ºC. Apesar de muitos dos fenômenos terem sido influenciados pelo El Niño, a crise climática está fazendo com que 2023 seja o ano mais quente já registrado na história.
Penas mais duras para crimes em escolas entram em vigor
Festas juninas arrecadam quase R$ 150 mil para entidades assistenciais de Araçatuba
Dois morrem após queda de avião em Rio Preto
Prefeitura de Rio Preto demite médica Merabe Muniz da rede municipal de Saúde
Homem morre esfaqueado após briga por aluguel em Rio Preto
Moradora de Rio Preto cai no golpe do falso advogado e perde R$ 2,6 mil
Homem é preso por tráfico de drogas em Mira Estrela durante ação da Polícia Civil
Desemprego recua para 6,2% em maio, o menor para o período desde 2012
Homem é preso e menor apreendido com mais de 400 kg de maconha em Presidente Prudente
Polícia Civil apreende mais de 2 mil comprimidos de ecstasy em casa na zona sul de Rio Preto
De Rio Preto ao Rio: jovem realiza sonho de estudar Ciência de Dados
Polícia Civil apreende 55 kg de drogas e prende suspeito na zona norte de Rio Preto
Compartilhe