Algo impensável há poucos meses, o Corinthians está há 11 jogos invicto na temporada. O time amadureceu, contratou jogadores, perdeu um de seus craques, Róger Guedes, se reorganizou, mas algo não mudou: a dependência do talento de Renato Augusto, maestro da equipe e um dos principais jogadores do País.
Há sempre incertezas quanto ao rendimento de alguns atletas comandados por Luxemburgo, mas nunca sobre Renato Augusto. Quando está saudável, o camisa 8 lembra que é diferente dos demais e que é capaz de desequilibrar. Prova importante disso foram os dois gols sobre o São Paulo que deixaram o Corinthians em vantagem para decidir nesta quarta-feira, no Morumbi, a vaga à final da Copa do Brasil pelo empate.
Ainda que tenha jogadores talentosos, como Matias Rojas, de quem se espera muito, o Corinthians é, e deve continuar sendo, dependente de Renato Augusto. Segundo Vanderlei Luxemburgo, é algo inevitável e positivo também. "Renato Augusto-dependência não é ruim, é boa (risos), mas ele não vai ser eterno", reconheceu o veterano treinador no início de seu trabalho no Parque São Jorge.
Há duas semanas, Luxemburgo viu Renato Augusto botar a bola embaixo do braço e decidir um jogo difícil contra o São Paulo no momento em que o rival estava melhor em campo. Depois da partida, resumiu seu principal atleta como um "jogador diferente". "Um jogador como o Renato você não tira do jogo", lembrou ele, dando para si o crédito de ter deixado o atleta, mesmo cansado, até o fim da partida e colher os frutos disso.
"Ele pode estar de bengalinha, você deixa no jogo, de repente ele decide para você. Deixa o cara dentro do jogo, daqui a pouco ele pega uma bola e decide a partida", havia justificado o técnico. Renato tem 35 anos.
Os números mostram que Renato Augusto, de fato, é decisivo e que passou a ser ainda mais em 2023. Nesta temporada, ele já marcou os mesmos cinco gols do ano passado, mas precisou de muito menos jogos ao alcançar a marca em 21 partidas. Em 2022, conseguiu o feito em 42 jogos. Além disso, na atual temporada, contribuiu com seis assistências, duas a mais do que deu no ano passado.
Neste ano, o Corinthians teve Renato Augusto em 24 partidas, mesmo número de duelos que ele não jogou. O desempenho cresce consideravelmente quando o meio-campista está em campo. Veja a comparação:
Corinthians com Renato Augusto em 2023
24 jogos
15 vitórias
7 empates
2 derrotas
72,2% de aproveitamento.
Corinthians sem Renato Augusto em 2023
24 Jogos
6 vitórias
5 empates
13 derrotas
31,9% de aproveitamento.
Aos 35 anos, Renato Augusto convive com problemas físicos desde que retornou ao futebol brasileiro, em 2021. Para tê-lo em boas condições, Luxemburgo preserva o atleta em alguns jogos e lhe tira de campo antes dos 90 minutos em outras partidas. O jogador não atuou, por exemplo, nos dois duelos das oitavas de final da sul-americana.
"Minha carreira toda foi assim. Passei por muitas dificuldades e sempre consegui juntar forças, me reerguer e passar por cima de todas as dificuldades. Vai ser assim até o final", previu o meio-campista.
Renato Augusto tem contrato com o Corinthians até o fim deste ano. O meia soma 217 jogos com a camisa corintiana, com 27 gols e três títulos: Brasileirão (2015), Paulista (2013) e Recopa (2013). Revelado nas categorias de base do Flamengo, também acumula passagens pelo Bayer Leverkusen (ALE) e Beijing Guoan (CHI). Foi medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, e fez parte do elenco da seleção que disputou a Copa do Mundo da Rússia.
Ele contou ter vivido uma "noite mágica" na Neo Química Arena diante do São Paulo. Sua expectativa é que isso se repita no Morumbi.
Prefeitura de Rio Preto demite médica Merabe Muniz da rede municipal de Saúde
Homem morre esfaqueado após briga por aluguel em Rio Preto
Moradora de Rio Preto cai no golpe do falso advogado e perde R$ 2,6 mil
Homem é preso por tráfico de drogas em Mira Estrela durante ação da Polícia Civil
Desemprego recua para 6,2% em maio, o menor para o período desde 2012
Homem é preso e menor apreendido com mais de 400 kg de maconha em Presidente Prudente
Polícia Civil apreende mais de 2 mil comprimidos de ecstasy em casa na zona sul de Rio Preto
De Rio Preto ao Rio: jovem realiza sonho de estudar Ciência de Dados
Polícia Civil apreende 55 kg de drogas e prende suspeito na zona norte de Rio Preto
Caixa dá até 90% de desconto em dívidas renegociadas por clientes
Família de turista brasileira vê negligência em resgate na Indonésia
Cachorro sobrevive a incêndio que destruiu casa em Fernandópolis; dois gatos morreram
Compartilhe