08/12/2023 • 17:15:05

Nunes nega resistência na Câmara Municipal, mas fala em colocar na mesa garantias sobre Sabesp

ESTADÃO CONTEÚDO



Mesmo com o avanço do projeto de lei (PL) que prevê a privatização da Sabesp, o governador do Estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ainda pode ter mais um campo de batalha para garantir o sucesso da desestatização da empresa.

Na Câmara Municipal de São Paulo, cidade que representa 45% do faturamento da companhia, lideranças têm reclamado da pouca participação no processo, e sinalizado a possibilidade de romper contrato com a empresa caso ela seja, de fato, privatizada.

No período da tarde desta sexta-feira, em entrevista à CNN Brasil, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), negou que exista uma resistência dos vereadores ao processo, mas falou em "premissas para se avançar na privatização".

De acordo com o dirigente municipal, a capital quer a garantia que serão mantidos os repasses de 7,5% de faturamento da companhia ao Fundo Municipal de Saneamento Ambiental e Infraestrutura (FMSAI), "e que os 13% do faturamento seja feito de investimento na cidade".

Somado a esses dois mecanismos, prefeito também defendeu que é necessário a antecipação de investimentos. "Que é o mais importante para a cidade de São Paulo universalizar o saneamento", disse.

Nunes, que vai tentar a reeleição no ano que vem, disse não ser contra a privatização, mas falou na oportunidade de "sentar na mesa e colocar as nossas condições".

Mesmo que o prefeito tenha declarado a ausência de resistência na Câmara Municipal, o presidente da Casa, Milton Leite (União Brasil), criticou pontos da privatização. "Nós não vamos abrir mão dos direitos da cidade de São Paulo", disse o líder a jornalistas na semana passada.

Em um movimento para sinalizar essa insatisfação, vereadores incluíram uma rubrica no Orçamento da cidade para 2024 que prevê a criação de uma empresa municipal de água e coleta de esgoto que poderia substituir a Sabesp.

Qualifica SP prorroga inscrições para mais de 1,1 mil vagas em cursos profissionalizantes gratuitos

Caixa anuncia maior patrocínio da história para esportes paralímpicos

Anvisa proíbe venda de duas marcas de azeite

Moraes mantém prisão de Braga Netto

Saiba o que muda com a nova política de ensino a distância do Brasil

Governo congela R$ 31,3 bi do Orçamento de 2025

Polícia de Araçatuba prende 10 suspeitos de aplicar golpes milionários em idosos

Vencedores do Concurso de Desenho da GS Inima SAMAR já foram escolhidos

São José do Rio Preto vira Arquidiocese e ganha mais destaque no cenário religioso

Companhia Hecatombe e Clowns de Shakespeare apresentam novo espetáculo de graça, em Araçatuba

Festival de Teatro Seguros Unimed chega a Araçatuba com peças para todas as idades

INSS: novas regras vão dar mais proteção a dados de segurados

Compartilhe

© Copyright 2025 SBT Interior - Todos os direitos reservados