15/11/2023 • 09:46:01

Onda de calor: alerta máximo vale para 2,7 mil cidades do País

ESTADÃO CONTEÚDO



Em todo o País, 2.707 municípios estão sob alerta máximo por causa da forte onda de calor que atinge o Brasil nesta semana, segundo balanço do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Isso representa quase metade das 5.565 cidades brasileiras.

O órgão federal estendeu até sexta-feira, 17, o alerta de "grande perigo" em diferentes Estados. A situação atinge, principalmente, as regiões Sudeste e Centro-Oeste, mas também se estende por outras localidades do País.

Nesta segunda-feira, 13, a cidade de São Paulo teve o dia mais quente do ano, também conforme o Inmet. A temperatura máxima foi de 37,7°C, a maior para um mês de novembro desde o início das medições, em 1943. Também foi a segunda maior temperatura registrada pelo Inmet em São Paulo ao longo desses 80 anos.

O Inmet afirma que até sexta-feira, a onda de calor deve atingir os seguintes Estados: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, além de Distrito Federal. Também devem ser afetadas áreas no Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí, Maranhão e Paraná.

"As temperaturas devem ficar 5°C acima da média por mais de cinco dias consecutivos", disse o Inmet. O órgão afirma que, em cenários de "grande perigo", estão previstos "fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional", com "grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes".

Segundo o Inmet, é a oitava onda de calor do ano no Brasil, com início em 8 de novembro, e persistência até, pelo menos, a próxima sexta-feira. O cenário, acrescenta o instituto, tem sido impulsionado pelo El Niño, fenômeno que favorece o aumento da temperatura em várias regiões do planeta.

O El Niño também está ligado, segundo especialistas, à recorrência de temporais e ciclones no Sul do País e à severa estiagem na Amazônia, onde a seca dos rios tem atrapalhado o transporte fluvial e é registrado recorde de queimadas em alguns pontos da floresta. O Pantanal também sofre com a alta de incêndios.

Hidratação, protetor solar, energia e ar-condicionado

Por causa das temperaturas elevadas, são reforçadas orientações para aumento da hidratação, alimentação leve e uso de protetor solar. Autoridades relembram também a importância de evitar exposição direta ao sol, principalmente em horários em que o calor é mais intenso, como por volta de 12 horas.

Com os termômetros nas alturas, a demanda por energia tem atingido marcas históricas. A procura por ventiladores e aparelhos de ar-condicionado também disparou nos últimos dias.

Risco de deslizamento no RS coloca 6 cidades em alerta; prefeituras evacuam áreas

Fuvest recebe pedidos de isenção e redução de taxa de inscrição

Naomi Campbell esbanja elegância e beleza em Cannes

Mortes no Rio Grande do Sul aumentam para 151

Criador de bordões do futebol brasileiro, Silvio Luiz morre aos 89 anos

Maitê Proença vive experiência cultural em Foz do Rio Doce

Anitta divulga clipe sobre Candomblé e perde 200 mil seguidores

Brasil exporta 46,2% mais à UE, diz Icomex da FGV; vendas à China sobem 14,1%

Eduardo Leite pede desculpas após fala sobre doações ao RS

Jornalista Antero Greco morre aos 69 anos, vítima de tumor cerebral

Suspeito de matar idosa a marretadas em Catanduva é preso pela PM

Olímpia registra terceira morte por dengue

Compartilhe

© Copyright 2024 SBT Interior - Todos os direitos reservados