Pelo menos 98 pessoas morreram e mais de 450 tiveram que ser hospitalizadas devido à onda de calor que está afetando os estados indianos de Bihar e Uttar Pradesh, no norte do país.
Somente em Ballia, o município mais afetado do Uttar Pradesh – localizado cerca de 970 quilômetros a sudeste de Nova Délhi –, com temperaturas superiores a 42ºC, foram registradas deste quinta-feira 54 mortes, por desidratação ou por patologias prévias agravadas pelo calor, segundo informações da agência de notícias Europa Press, que cita o canal indiano NDTV.
O hospital local recebeu mais de 400 pessoas desde quinta-feira. Uma equipe de especialistas chegou à capital do estado, Lucknow, para averiguar se existe algum tipo de doença respiratória que tenha acelerado a gravidade dos sintomas.
As autoridades descobriram que a maioria daqueles que morreram tinham mais de 60 anos e apresentavam problemas de saúde preexistentes, que podem ter sido agravados pelo calor intenso.
Alerta vermelho
O Departamento Meteorológico Indiano (IMD) emitiu um aviso de alerta vermelho na semana passada para calor extremo em algumas regiões do país, incluindo Uttar Pradesh e Bihar.
O boletim diário mostra uma temperatura média superior a 44°C nos distritos do Uttar Pradesh, com Shaykhpura liderando, com uma máxima de 45,1°C. O alerta de calor no estado deverá ser mantido até pelo menos esta segunda-feira.
No sábado, as autoridades tinham apelado a idosos com mais de 60 anos para permanecerem em casa durante o dia.
Os meses de abril, maio e junho são geralmente os mais quentes na maior parte da Índia, antes que as chuvas de monção tragam temperaturas mais amenas.
Temperaturas mais intensas na última década
Mas as temperaturas se tornaram mais intensas na última década. Durante ondas de calor, o país costuma sofrer severa escassez de água, com dezenas de milhões de seus 1,4 bilhão de habitantes afestados com escassez de água corrente.
Um estudo da World Weather Attribution, um grupo acadêmico que examina as causas do calor extremo, descobriu que uma onda de calor em abril que atingiu partes do sul da Ásia foi pelo menos 30 vezes mais provável de ocorrer através dos efeitos das mudanças climáticas.
Em abril, o calor causou a morte de 13 pessoas em um evento na sede do governo na capital financeira da Índia, Mumbai, e levou alguns estados a fechar todas as escolas por uma semana. Em 2015 uma onda de calor na Índia provocou mais de 1.800 mortes.
A onda de calor não é o único fenômeno extremo que a Índia enfrenta neste momento. O jornal Hindustan Times noticiou que uma tempestade no estado de Assam, no extremo nordeste do país, já provocou pelo menos um morto. Mais de 37.500 pessoas foram afetadas pelas inundações.
Virginia posta decoração de Natal inspirada na família
Homem é multado em mais de R$ 2,5 mil por armazenar carne de capivara e pomba em freezer
Caravana de Natal da Coca-Cola iluminará Araçatuba no dia 12 de dezembro
Araçatuba celebra 116 anos e Natal Iluminado com atrações gratuitas até dezembro
Últimos dias para inscrições nos cursos gratuitos de qualificação profissional em São Paulo
Natal Luz 2024 ilumina São José do Rio Preto a partir desta sexta-feira (22)
Homem de 27 anos morre e outro fica ferido em tiroteio no bairro São José, em Araçatuba
Empresário é preso em São José do Rio Preto por trabalho escravo e desmatamento ilegal
Feirão Casa Paulista oferece cheques com desconto extra para compra de imóveis em São José do Rio Preto (SP)
DIG de Votuporanga prende, em São Paulo, suspeito de roubar e agredir idosa
Plaza Shopping recebe Papai Noel nesta sexta-feira (22)
Passageira de ônibus é presa com drogas em Guararapes/SP
Compartilhe