Estudo divulgado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) indica que as alterações climáticas estão causando cada vez mais ondas de calor com temperaturas muito acima da média nos últimos 60 anos.
Os cálculos foram feitos para todo o território nacional e consideram o período de 1961 a 2020.
Entre 1961 a 1990, o Brasil registrou apenas sete dias com altas temperaturas. Já na década seguinte (1991 e 2000), esse valor subiu para 20 dias. Para o período de 2001-2010, atingiu 40 dias. Na última década analisada (2011 a 2020), o número de ondas de calor chegou a 52 dias.
Uma onda de calor é registrada quando a temperatura máxima é mais de 10% superior à média de referência por um período mínimo de 6 dias consecutivos.
Entre 1991 e 2000, as temperaturas máximas acima da média não ultrapassavam 1,5°C. Já entre 2011 e 2020, o aumento médio foi de 3°C em alguns locais, especialmente na região Nordeste.
Corpo de homem é localizado na Represa de Rio Preto
Polícia Civil prende integrantes de organização criminosa especializada no furto de caminhonetes
Incêndio atinge residência em Jales e duas pessoas são socorridas
Jovem morre após ser encontrado ferido na BR-153 em Rio Preto
Polícia Civil identifica mulher que furtou malas de passageiros no aeroporto de Rio Preto
Auxiliar de enfermagem é morta pelo companheiro em Araçatuba; corpo será sepultado em Guararapes
Namorado de universitária desaparecida admite participação e acusa policial de feminicídio em Ilha Solteira
Homem morre em batida de frente na rodovia de Guarani d’Oeste
Onça-parda é resgatada de armadilha em propriedade rural de Penápolis
Revelando SP divulga programação completa para edição de Presidente Prudente
Quatro homens são presos por tráfico de drogas em operação da Polícia Civil em Santo Anastácio
Homem é baleado com três tiros no peito durante madrugada em Penápolis
Compartilhe