O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) adiou novamente a votação da resolução sobre um possível cessar-fogo em Gaza. A discussão, inicialmente remarcada para segunda-feira, 18, agora está prevista para acontecer nesta quarta-feira, 20.
O novo adiamento ocorreu enquanto membros do conselho mantinham negociações intensas para evitar outro veto dos Estados Unidos. Em oito de dezembro, os EUA vetaram uma resolução do conselho de segurança da ONU apoiada por quase todos os outros membros e dezenas de outras nações que exigiam um cessar-fogo humanitário imediato em Gaza.
"Ainda estamos trabalhando na resolução", disse o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos EUA, John Kirby, na tarde de terça-feira, 19. "É importante para nós que o mundo compreenda o que está em jogo, o que o Hamas fez no dia sete de outubro e como Israel tem o direito de se defender contra essas ameaças".
O projeto discutido inicialmente, proposto pelos Emirados Árabes, pedia por uma "urgente e sustentável interrupção de hostilidades". No entanto, a linguagem foi atenuada em um novo texto distribuído ontem. A versão atualizada solicita uma "suspensão urgente das hostilidades para permitir o acesso humanitário seguro e sem entraves, assim como medidas para uma interrupção sustentável das hostilidades".
A resolução também pede que o secretário-geral da ONU, António Guterres, estabeleça um mecanismo de monitoramento das entregas de ajuda humanitária a Gaza.
Feirão Casa Paulista oferece cheques com desconto extra para compra de imóveis em São José do Rio Preto (SP)
DIG de Votuporanga prende, em São Paulo, suspeito de roubar e agredir idosa
Plaza Shopping recebe Papai Noel nesta sexta-feira (22)
Passageira de ônibus é presa com drogas em Guararapes/SP
PF de Araçatuba e GAECO (SP) deflagram "Operação Abutre"
Motociclista morre em acidente na Rodovia Raposo Tavares, em Presidente Prudente (SP)
Boliviano é preso com drogas, em Regente Feijó (SP)
Sebrae-SP realiza mutirão para regularização de MEIs em Orindiúva
Iza posta look para o Grammy Latino em Miami
Famílias formadas por pretos e pardos representam 48% dos atendidos pela CDHU
Militar preso pela PF roubou dados de engenheiro para golpe de Estado
Homem é preso com cocaína escondida em casa e carro em Presidente Prudente
Compartilhe