O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de São Paulo (MPSP), com o apoio da Polícia Civil e da Polícia Militar deflagrou na manhã desta sexta (6) a operação "Ligações Perigosas". A ação tem como foco desmantelar as atividades da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) na região de Araçatuba, especialmente sua infiltração na política local, além de combater o tráfico de drogas e solucionar homicídios.
O esforço conjunto entre o Gaeco e o Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) de Araçatuba resultou na emissão de 35 mandados de prisão temporária e 104 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1ª e 2ª Varas Criminais de Araçatuba. As ações estão sendo realizadas em 13 cidades do estado de São Paulo e em uma no Mato Grosso do Sul.
Duas unidades prisionais também foram alvo de mandados de busca, já que líderes da facção utilizavam esses locais para emitir ordens que fomentavam a prática de crimes em Araçatuba.
Ao todo, a operação conta com a participação de 424 policiais civis e militares, dois helicópteros e o apoio do Grupo de Intervenção Rápida (GIR) da Secretaria de Administração Penitenciária, além de policiais penais, do Serviço de Operações Especiais (SOI) e de promotores do Ministério Público. As cidades onde a operação ocorre incluem Araçatuba, Birigui, Penápolis, São Paulo, Paraguaçu Paulista, Assis, São José do Rio Preto, Anhumas e Dourados (MS).
O principal objetivo da operação é desmantelar a rede de comunicação e logística do PCC na região, combatendo a facção por meio de prisões e apreensões.
VEREADOR
O vereador de Araçatuba Dunga (Antônio Edwaldo Dunga Costa), do União Brasil, está entre os alvos da operação. Os policiais cumpriram mandados de busca e apreensão na residência dele. No local, foi encontrada uma arma com numeração raspada e, por isso, o vereador foi preso em flagrante. Em uma live no Instagram, ele afirmou que não tem envolvimento com atividades criminosas e que foi incluído na operação por causa de um ex-assessor que, há dois anos, não estaria mais ligado ao gabinete dele. Ele também disse que tem arma por ser policial aposentado.
CONFRONTO
Durante o cumprimento de um mandado de prisão no bairro Morada dos Nobres, em Araçatuba, houve um confronto com a polícia e uma pessoa morreu. A operação ainda está em andamento.
Virginia posta decoração de Natal inspirada na família
Homem é multado em mais de R$ 2,5 mil por armazenar carne de capivara e pomba em freezer
Caravana de Natal da Coca-Cola iluminará Araçatuba no dia 12 de dezembro
Araçatuba celebra 116 anos e Natal Iluminado com atrações gratuitas até dezembro
Últimos dias para inscrições nos cursos gratuitos de qualificação profissional em São Paulo
Natal Luz 2024 ilumina São José do Rio Preto a partir desta sexta-feira (22)
Homem de 27 anos morre e outro fica ferido em tiroteio no bairro São José, em Araçatuba
Empresário é preso em São José do Rio Preto por trabalho escravo e desmatamento ilegal
Feirão Casa Paulista oferece cheques com desconto extra para compra de imóveis em São José do Rio Preto (SP)
DIG de Votuporanga prende, em São Paulo, suspeito de roubar e agredir idosa
Plaza Shopping recebe Papai Noel nesta sexta-feira (22)
Passageira de ônibus é presa com drogas em Guararapes/SP
Compartilhe