19/10/2023 • 17:23:05

Operação contra corrupção faz buscas na sede do comitê organizador dos Jogos de Paris-2024

ESTADÃO CONTEÚDO

A sede do comitê organizador dos Jogos Olímpicos de Paris-2024 foi alvo de buscas de uma operação contra corrupção executada por autoridades francesas na quarta-feira. Foi a segunda ação do tipo que o local recebeu neste ano, após uma primeira abordagem em junho, em meio a suspeitas de favorecimento ilegal, conflito de interesses e utilização indevida de recursos na concessão de contratos comerciais.

A operação foi confirmada em nota oficial publicada pelo próprio comitê nesta quinta-feira. "Estamos cooperando completamente com a investigação, como nós sempre fizemos", diz o curto texto, no qual também está escrito que os oficiais "obtiveram todas as informações que foram requisitadas".

O foco da apuração são 20 contratos comerciais, de um total que chega a centenas, assinados pelos organizadores olímpicos em meio aos preparativos para a Olimpíada do ano que vem. Tony Estanguet, presidente do comitê, defendeu recentemente, em entrevista à agência de notícias Associated Press, colegas cuja casas foram revistas. Além disso, disse não considerar concebível qualquer comparação entre os preparativos atuais e os casos de corrupção identificados nas organizações dos Jogos de Tóquio, em 2021, e nos Jogos do Rio-2016.

A avaliação de Estanguet encontra apoio em Jean-François Bohnert, chefe da procuradoria nacional financeira da França, que não vê indícios de um grande esquema criminoso. "Trata-se de favorecimento, obtenção ilegal de juro. É sobre a forma como certos contratos foram distribuídos, os acordos... Mas não vejo quaisquer elementos, pelo menos não nesta fase, que possam levar a investigação para os casos mais graves de corrupção ou tráfico de influência", disse em entrevista à Rádio RTL.

Famerp abre inscrições para Residência Multiprofissional e Uniprofissional 2026

Funfarme lança maior projeto de telessaúde do interior paulista

Jovem é preso após disparo acidental atingir namorada em Rio Preto

Polícia Civil e GAECO investigam suspeita de bebidas adulteradas com metanol em Araçatuba

Pesquisadores da Famerp estão entre os mais influentes do mundo

Homem agredido em posto de combustíveis tem morte cerebral em Votuporanga

Mulher morre em engavetamento na BR-153 em Rio Preto

Teatro Municipal recebe a segunda edição do Empreende 2.0 em Rio Preto

Autoridades participam da entrega de apartamentos para famílias em São José do Rio Preto

Hospital Unimed São Domingos inaugura nova Maternidade nesta semana

Dentista denuncia perseguição e ameaças com fotos íntimas em Rio Preto

Corpos de homens que saíram de Rio Preto para cobrar dívida no PR são encontrados

Compartilhe

© Copyright 2025 SBT Interior - Todos os direitos reservados