12/12/2024 • 08:55:00

Operação Renascidos desmonta esquema de obtenção de documentos falsos

Comunicação MPSP



 

 

Na manhã desta quarta-feira (11/12), o MPSP, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Militar cumprem 16 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão no âmbito da Operação Renascidos. A investigação expôs uma complexa rede de falsidades para a obtenção de “novas identidades”. 

A partir de RGs emitidos em outros Estados, membros de facções criminosas, foragidos da Justiça, condenados e estelionatários emitiram documentos falsos, permitindo-lhes adotar nova identificação com emissão fraudulenta de CNH, título de eleitor, habilitação de arrais amador e até a constituição de empresas.

Além da colheita dos elementos das fraudes nos sistemas de identificação civil, a operação busca cumprir mandados de prisão em aberto de foragidos antigos da Justiça e confirmar o uso recorrente das identidades falsas.

Cumprem as ordens judiciais promotores de Justiça, servidores do Ministério Público, agentes da Polícia Rodoviária Federal, policiais militares; e membros e servidores do GAECO do Ministério Público do Estado do Pará, que também apoiam no cumprimento de mandados em cidades daquele Estado. 

As diligências abrangem as cidades de São Paulo, Itaquaquecetuba, Osasco, Santos, Sumaré, São José dos Campos, Guarujá, Araçatuba e Santo André, bem como Belém, São Francisco do Pará e Breu Branco, no Pará.

Na decisão judicial da 1ª Vara de Crimes Tributários, Organização Criminosa e Lavagem de Bens e Valores da Capital , foi determinado sequestro de cerca de 20 carros.

Turismo de São Paulo deve fechar o ano com PIB recorde de R$ 315 bilhões

População em situação de rua soma 308 mil pessoas no país, diz estudo

PM forma mais de 2,8 mil soldados que vão reforçar o efetivo em todo o estado de SP

Uma a cada cinco pessoas no Brasil mora de aluguel

Nova norma da Educação em Rio Preto fortalece redes de proteção no município

Empresário de São José do Rio Preto (SP) é preso em operação deflagrada pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul com apoio do MPSP

Operação Renascidos desmonta esquema de obtenção de documentos falsos

Atletismo de Rio Preto conquista oito medalhas

Prefeitura de Votuporanga alerta para possível golpe de atualização cadastral por e-mail falso

Viagem com crianças: saiba como emitir a autorização eletrônica sem complicações

Famílias de alunos têm até sexta-feira (13) para manifestar interesse em refeições nas férias

Equipe de Karatê de Rio Preto conquista três medalhas

Compartilhe

© Copyright 2024 SBT Interior - Todos os direitos reservados