05/06/2024 • 12:42:40

Órgão do MEC assume compromisso de fazer estudo técnico sobre a instalação de uma universidade federal em Catanduva

DA REDAÇÃO



A deputada estadual Beth Sahão (PT) reuniu-se na noite da terça-feira, 4 de junho, em São Paulo, com a diretora do setor de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior, do Ministério da Educação, Tânia Mara Francisco. O encontro foi mais um passo importante na direção da conquista de uma universidade federal para Catanduva.

A parlamentar discutiu com a diretora da Difes/Sesu/MEC os principais argumentos para que o município receba um campus da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), cuja solicitação formal já se encontra em poder do ministro da Educação, Camilo Santana. 

O MEC, inclusive, já instaurou o Processo nº 23123.002262/2024-1, com este objetivo, e delegou ao órgão sob responsabilidade de Tânia Mara a missão de produzir estudo técnico de viabilidade e planejamento com vistas à instalação do campus.

“Dentro da nossa Diretoria, vamos proceder conforme o solicitado. Recebemos o ofício e vamos fazer essa análise de viabilidade. Acredito que ali em Catanduva nós temos uma região populosa e que necessita, sim, ter uma universidade federal. Vamos trabalhar para que possamos alcançar o êxito esperado”, disse Tânia Mara, referindo-se ao documento que recebeu das mãos da deputada.

Para Beth Sahão, que coordena na Alesp a Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Públicas e Institutos de Pesquisa, a presença de uma instituição de ensino superior federal não só impulsionaria o desenvolvimento educacional e tecnológico de Catanduva e região, mas também catalisaria a pesquisa científica e atração de investimentos. 

“Além disso, fortaleceria o comércio local e a economia como um todo, qualificaria mão de obra e geraria novas oportunidades de negócios. O setor agropecuário, que é forte na região, também se beneficiaria com novas tecnologias e pesquisas aplicadas”, afirmou Beth, que desde o ano passado está mobilizada com este intuito, tendo já participado de várias reuniões em Brasília, inclusive no próprio MEC e com diversos ministros e deputados federais aliados, em busca de apoio.

“A implementação de um campus da Universidade Federal de São Carlos ajudaria, ainda, a evitar a fuga de cérebros, fixando nossos jovens talentos na cidade. Esses fatores combinados promoveriam um ciclo virtuoso de crescimento econômico e social, consolidando Catanduva e região como um polo de inovação e progresso no interior de São Paulo”, concluiu a deputada.
 

Semana é marcada por tragédias envolvendo crianças em Rio Preto

Deic deflagra operação “Déjà Vu” contra jogos de azar em Rio Preto

Araçatuba adere ao programa Rios Vivos para revitalizar Córrego Alvoradinha e Lagoa do Miguelão

MEIs têm novas regras para emissão de notas fiscais

Criança de três anos morre após ser esquecida dentro de um carro na tarde desta quarta-feira (2) em Rio Preto

Homem é atacado com facão em Adamantina e corre risco de perder as pernas

Santa Casa de Buritama vai investigar morte de menina de seis anos ocorrida no último domingo

Dinheiro esquecido: saiba como consultar e resgatar valores a receber

Simpósio irá abordar desafios da deficiência visual e reabilitação

Nova programação do TH+ SBT é destaque no SBT Conecta 2025 em Rio Preto

Polícia Civil de José Bonifácio recupera gata de raça furtada

Sebrae abre inscrições para a 4ª edição do programa Selo Bem Receber

Compartilhe

© Copyright 2025 SBT Interior - Todos os direitos reservados