06/06/2023 • 12:14:25

Otimismo com Brasil e alta do minério de ferro estimulam ganhos do Ibovespa

ESTADÃO CONTEÚDO



A valorização do minério de ferro na China, as perspectivas crescentes de antecipação do ciclo de queda da taxa Selic e de avanço da reforma tributária permitem a alta do Ibovespa nesta terça-feira, 6. O movimento aqui de certa forma destoa do visto em Nova York, onde as bolsas ainda miram alguma valorização, em dia de agenda esvaziada por lá.

Nem mesmo o recuo do petróleo no exterior impede o Índice Bovespa de subir. Com isso, tenta um quarto pregão seguido de ganhos e busca defender a marca dos 113 mil pontos. Ontem, fechou em alta de 0,12%, aos 112.696,32 pontos.

"Há vários fatores positivos no Brasil", diz o estrategista-chefe do Grupo Laatus, Jefferson Laatus. Além do quadro inflacionário em desaceleração, ele menciona o avanço da pauta fiscal, como a aprovação do arcabouço fiscal na Câmara recentemente e expectativas de aceleração da reforma tributária

"A inflação está cada vez mais dando indícios de que a Selic deverá cair logo", diz Laatus.

Conforme ao estrategista, a deflação de 2,33% do Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI) em maio, após cair 1,01% em abril (mais forte do que o piso de -2,15% das projeções), reforça a expectativa de desaceleração considerável do IPCA de maio, que sai na quarta-feira. "Dá mais motivação, de que virá com desaceleração. E ontem o BC deu a entender que um possível corte dos juros está próximo", acrescenta Laatus, ao referir-se às palavras do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e do diretor de Política Econômica do BC, Diogo Guillen, feitas em eventos separados na segunda-feira.

Os dados de inflação recentes e as falas recentes dos membros do BC reforçam, sim, a ideia de inicio de queda da Selic, mas talvez só a partir de agosto, estima a economista-chefe da B Side Investimentos, Helena Veronese. "Não acho que corta em junho, mas tende a sinalizar. Agosto não deve escapar", avalia.

"O dado IGP-DI) é mais um que corrobora para uma melhor dinâmica dos preços, e vem na véspera da divulgação do IPCA para o mesmo mês, o que deve ser bem recebido pelo mercado", cita em nota a Guide Investimentos.

Os investidores ainda estão atentos ao debate sobre a reforma tributária. Ontem, o presidente da Câmara, Arthur Lira (Progressistas-AL), disse ter pedido ao presidente Lula uma maior "ajuda" do governo na aprovação da reforma tributária e prometeu pautar a matéria ainda neste semestre, antes do recesso parlamentar.

"As atenções passam a se voltar para a reforma tributária, cujo relatório deve ser aprovado na Câmara, mas sem garantias de aprovação por parte do seu presidente, Arthur Lira. Vamos acompanhar", afirma a Guide Investimentos.

Às 11h32, o Índice Bovespa subia 1,04%, aos 113.872,69 pontos, ante máxima aos 113.939,79 pontos, quando teve alta de 1,10%. Petrobrás subia 0,69% (PN) e 0,49%) e Vale tinha elevação de 1,02%.

"O minério de ferro alta de mais de 1% em Dalian também seguiu em recuperação na esteira de novos sinais de que Pequim está buscando impulsionar a economia do país", menciona a Guide Investimentos, ao acrescentar que começaram rumores de que o governo chinês tem pedido para os grandes bancos reduzirem suas taxas de depósito.

Mulher é internada em estado grave após ser esfaqueada pelo namorado em Rio Preto

Motorista bêbado atropela e mata trabalhador que atuava em obras na Whashington Luís

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, aos 51 anos

Circuito de segurança flagra assalto em açougue de Rio Preto; bandidos levaram malote

Polícia Civil de Fernandópolis deflagra Operação Ultimate II contra jogos eletrônicos ilegais

Foragido por envolvimento na morte de lavrador no ES é capturado pela Polícia Civil em Rio Preto

Operação do MP investiga sócios de empresas suspeitas de fraudar concursos públicos

Estado de SP vê queda de roubos, mas latrocínios crescem no 1º trimestre de 2024

Redes estaduais de ensino já têm mais professores temporários do que concursados

Após 21 anos, Supremo forma maioria para consolidar poder de polícia do MP

Justiça torna réus diretores de empresa de ônibus ligada ao PCC e bloqueia R$ 596 mi

Bruna Marquezine e João Guilherme aparecem juntos em foto e detalhe chama a atenção da web

Compartilhe

© Copyright 2024 SBT Interior - Todos os direitos reservados