08/06/2023 • 13:08:43

Ouvidoria vai investigar ação de PMs que amarraram mãos e pés de suspeito

DA REDAÇÃO



Em nota, a Ouvidoria das Polícias do Estado de São Paulo afirmou haver "visível descumprimento do protocolo operacional" no caso dos policiais militares que amarraram um suspeito pelas mãos e pelos pés e o arrastaram. 

O caso aconteceu no domingo (4), na Vila Mariana, zona sul da capital paulista, e foi registrado por uma testemunha. As imagens, contudo, ganharam destaque na última quarta-feira (7), após serem compartilhadas pelo padre Júlio Lancelotti, da Pastoral de Rua da Arquidiocese São Paulo. 

No vídeo, o homem, que é negro e em situação de rua, aparece sendo carregado pelo soldado Carlos Júnior do Nascimento Silva Vieira e o sargento Hélio dos Santos Carvalho, que depois o jogam em uma maca e, então, no camburão da viatura. Segundo o boletim de ocorrência, ele foi preso após participar, com outro homem e um adolescente, de um arrastão em um mini mercado na região. Foram encontrados com o homem duas caixas de chocolate.

Para o ouvidor Claudio Silva, as cenas remetem "aos vergonhosos tempos da escravidão e da ditadura no Brasil" e que não há "quaisquer indícios que corroborem com uso tão desproporcional de força e ausência de cuidados humanizados dos policiais". 

"Estamos pedindo as imagens das câmeras corporais dos policiais, corpo de delito dos envolvidos,  imagens da unidade de saúde e do local onde houve o furto onde essa pessoa foi abordada", afirmou ao SBT News. 

Em depoimento, os agentes que fizeram a abordagem afirmaram ter sido necessário o uso da corda porque o homem, mesmo algemado, teria resistido. Ambos foram afastados pela Polícia Militar de São Paulo e um inquérito instaurado. 

"Enquanto a gente tiver uma sociedade que trata pessoas em situação de rua como ninguém, como gente de menor cidadania e de menor valor, a gente vai ter esses reflexos chegando no serviço publico com toda certeza", pontou Claudio Silva. A Ouvidoria oficiou a Corregedoria da PM, solicitando apuração detalhada do caso, com as adequadas responsabilizações que o caso venha a exigir.

A Educafro Brasil, o Centro Defesa dos Direitos Humanos Pe. Ezequiel Ramin, Pastoral de Rua da Arquidiocese São Paulo e Observatório da Aporofobia Dom Pedro Casaldáliga, entidades reconhecidas pela defesa dos direitos humanos, também emitiram uma nota expressando repúdio ao ato de violência policial e informou que ajuizaram conjuntamente uma ação civil pública em que será solicitada uma indenização do Estado no valor de 500 milhões de reais.

Segundo as entidades, a quantia será "integralmente revertida em favor da população vulnerabilizada, além da implementação de medidas que incluirão, no mínimo, os seguintes elementos: a utilização de câmaras corporais por todos os policiais durante suas atividades, a revisão do manual de uso da força da Polícia Militar com participação popular, a criação de conselhos e ouvidorias comunitárias para monitorar as atividades dos policiais, o afastamento imediato de agentes envolvidos em casos de violência e a implementação de um programa executivo obrigatório com a revisão de todos os procedimentos da Polícia Militar de São Paulo, garantindo sua conformidade com os princípios dos Direitos Humanos".

[video]

(SBT News)

Mulher é internada em estado grave após ser esfaqueada pelo namorado em Rio Preto

Motorista bêbado atropela e mata trabalhador que atuava em obras na Whashington Luís

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, aos 51 anos

Circuito de segurança flagra assalto em açougue de Rio Preto; bandidos levaram malote

Polícia Civil de Fernandópolis deflagra Operação Ultimate II contra jogos eletrônicos ilegais

Foragido por envolvimento na morte de lavrador no ES é capturado pela Polícia Civil em Rio Preto

Operação do MP investiga sócios de empresas suspeitas de fraudar concursos públicos

Estado de SP vê queda de roubos, mas latrocínios crescem no 1º trimestre de 2024

Redes estaduais de ensino já têm mais professores temporários do que concursados

Após 21 anos, Supremo forma maioria para consolidar poder de polícia do MP

Justiça torna réus diretores de empresa de ônibus ligada ao PCC e bloqueia R$ 596 mi

Bruna Marquezine e João Guilherme aparecem juntos em foto e detalhe chama a atenção da web

Compartilhe

© Copyright 2024 SBT Interior - Todos os direitos reservados