O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o País tem espaço para crescer entre 1,8% e 2,0% em 2024, mas que essa condição depende da queda de juros. Haddad reiterou que o volume de despesas do País é estável, mas o gasto tributário se tornou um grande problema.
"Assim que atingirmos as metas, o crescimento vai fazer o seu papel, com a redução necessária da taxa de juros", afirmou o ministro a deputados nesta quarta-feira.
Haddad lembrou que a projeção da Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda é de crescimento do PIB de 1,9%. "Nós temos espaço para crescer este ano. O que vai ajudar na arrecadação e com a redução da taxa de juros necessária, que pode começar mês que vem, que o mercado acha que é setembro ou agosto, mas que tem espaço", disse.
Impulso de crédito
O ministro da Fazenda afirmou que a economia brasileira não precisa de impulso fiscal para crescer hoje, mas sim de impulso de crédito. "A economia brasileira não precisa de impulso fiscal hoje, precisa de impulso de crédito, que só vai acontecer com a redução de juros. É a calibragem da política monetária que vai fazer a economia crescer", afirmou.
Ele defendeu que o País precisa criar condições de crescimento da economia, para investimentos privados e públicos. "O investimento privado tem tudo para crescer no Brasil. Temos mercado de capitais pujante. Temos de mudar a mentalidade de vamos gastar mais que a economia crescer. Isso depende da circunstância", afirmou.
Juros do cartão
O ministro da Fazenda disse ainda que não houve "má vontade" do Banco Central ao propor resolução para limitar os juros do cheque especial e não incluir o cartão de crédito na medida.
Ele respondia a questionamento do deputado Lindbergh Faria (PT-RJ), que lançou frente parlamentar para a redução de juros neste ano e questiona as taxas do cartão de crédito, as mais altas do mercado.
"O cartão de crédito e o cheque especial são muitos diferentes. Não foi má vontade do Banco Central de não tabelar o (juro do) cartão. Tem problemas técnicos para abaixar os juros", disse Haddad, na sessão conjunta de comissões na Câmara.
Virginia posta decoração de Natal inspirada na família
Homem é multado em mais de R$ 2,5 mil por armazenar carne de capivara e pomba em freezer
Caravana de Natal da Coca-Cola iluminará Araçatuba no dia 12 de dezembro
Araçatuba celebra 116 anos e Natal Iluminado com atrações gratuitas até dezembro
Últimos dias para inscrições nos cursos gratuitos de qualificação profissional em São Paulo
Natal Luz 2024 ilumina São José do Rio Preto a partir desta sexta-feira (22)
Homem de 27 anos morre e outro fica ferido em tiroteio no bairro São José, em Araçatuba
Empresário é preso em São José do Rio Preto por trabalho escravo e desmatamento ilegal
Feirão Casa Paulista oferece cheques com desconto extra para compra de imóveis em São José do Rio Preto (SP)
DIG de Votuporanga prende, em São Paulo, suspeito de roubar e agredir idosa
Plaza Shopping recebe Papai Noel nesta sexta-feira (22)
Passageira de ônibus é presa com drogas em Guararapes/SP
Compartilhe