A Prefeitura de São José do Rio Preto (SP), por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), em parceria com as instituições de ensino Unilago e Unip, e com o apoio do Poder Judiciário, anuncia a realização do Censo da Pessoa em Situação de Rua, uma iniciativa pioneira que pretende mapear e compreender a realidade das pessoas em situação de rua no município.
O censo será conduzido de maneira colaborativa, integrando diferentes atores da sociedade rio-pretense. Estudantes do curso de psicologia das universidades parceiras farão parte das equipes de entrevistadores, realizando abordagens nas ruas, no Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP) e nos acolhimentos institucionais, para preenchimento dos formulários em uma plataforma digital especialmente desenvolvida para este fim.
Atualmente, o monitoramento da população em situação de rua é realizado quadrimestralmente pelo Departamento de Vigilância Socioassistencial da Semas. Esta será a primeira vez que o município realizará o Censo da Pessoa em Situação de Rua.
De acordo com a secretária de Assistência Social, Helena Marangoni, os dados coletados por meio deste censo serão de extrema importância para o desenvolvimento de estratégias de atendimento individualizado, adaptadas às necessidades específicas de cada perfil identificado.
“É uma iniciativa inovadora para o município. Além disso, essas informações serão fundamentais para subsidiar a elaboração e implementação de políticas públicas voltadas para a promoção e oferta de serviços direcionados à população em situação de rua no município”, afirma a secretária.
Etapas do Censo
O primeiro passo para o início do Censo é a capacitação das equipes que farão as abordagens para preenchimento do formulário. O grupo será composto por trabalhadores da Secretaria de Assistência Social, estudantes das instituições de ensino parceiras e rede socioassistencial de atendimento à população em situação de rua, incluindo a Pousada da Esperança, Casa do Cireneu, Madre Tereza de Calcutá e o Albergue Noturno.
Os encontros para a capacitação serão realizados entre os dias 1 e 6 de março. “Essa capacitação garantirá que todos os envolvidos compreendam a importância de cada campo do formulário, assegurando, desta maneira, a qualidade e a precisão dos dados coletados”, diz a coordenadora do Departamento de Vigilância Socioassistencial, Vanessa Gimenez Ferreira, responsável por conduzir a execução do Censo.
A segunda etapa será a aplicação efetiva do formulário para coleta dos dados, prevista para acontecer nos dias 11 a 15 de março. Após a aplicação, os dados serão analisados e compilados pelas equipes técnicas dos Departamentos de Vigilância Socioassistencial e Proteção Social Especial da Semas. Por fim, o Censo será disponibilizado para acesso público em plataforma digital, divulgada pela Prefeitura de Rio Preto.
Sobre a Plataforma
A plataforma do Censo foi criada com apoio da Secretaria de Obras, gestora da parceria com a empresa Imagem - Esri Official Distributor, que fornece licenças da Arcgis – software de Geoprocessamento que possibilita a criação dos mapas interativos e o diagnóstico georreferenciado. Na plataforma, será possível filtrar o perfil de cada entrevistado, de acordo com a faixa etária, raça e etnia, gênero, entre outros. Além disso, haverá um campo que permitirá entender o que ocasionou a situação de rua de cada entrevistado e quais os principais desafios para a saída das ruas.
Qualifica SP prorroga inscrições para mais de 1,1 mil vagas em cursos profissionalizantes gratuitos
Caixa anuncia maior patrocínio da história para esportes paralímpicos
Anvisa proíbe venda de duas marcas de azeite
Moraes mantém prisão de Braga Netto
Saiba o que muda com a nova política de ensino a distância do Brasil
Governo congela R$ 31,3 bi do Orçamento de 2025
Polícia de Araçatuba prende 10 suspeitos de aplicar golpes milionários em idosos
Vencedores do Concurso de Desenho da GS Inima SAMAR já foram escolhidos
São José do Rio Preto vira Arquidiocese e ganha mais destaque no cenário religioso
Companhia Hecatombe e Clowns de Shakespeare apresentam novo espetáculo de graça, em Araçatuba
Festival de Teatro Seguros Unimed chega a Araçatuba com peças para todas as idades
INSS: novas regras vão dar mais proteção a dados de segurados
Compartilhe