Estudo conduzido na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) investigou o processo de cronificação da dor muscular – ou seja, quando ela passa de aguda para crônica – e identificou um dos mecanismos pelos quais a prática de exercício físico previne essa transição, protegendo o organismo da inflamação e da dor persistente. Os resultados foram divulgados na revista PLOS ONE.
O objetivo do trabalho foi detalhar a participação dos macrófagos nesse processo. Isso porque dados da literatura científica já indicavam que essas células de defesa têm papel-chave tanto no início da fase aguda da dor muscular inflamatória quanto na transição para a dor crônica.
Por meio de experimentos com camundongos, os pesquisadores descobriram que um receptor presente na membrana das células de defesa (denominado P2X4) é um dos responsáveis por desencadear a cronicidade da dor inflamatória muscular. Outra descoberta importante é que, por meio do exercício físico, é possível ativar uma via de sinalização comum ao P2X4, tornando o macrófago anti-inflamatório e, assim, prevenindo a cronificação da dor muscular.
“Observamos, em camundongos, que a ativação da via de sinalização do P2X4 no macrófago é prevenida pelo exercício físico, evitando o processo de transição da dor aguda para a crônica. Dessa forma, conseguimos descrever um dos mecanismos pelos quais o exercício físico consegue prevenir a dor muscular”, conta Maria Cláudia Gonçalves de Oliveira, coordenadora do Laboratório de Estudos em Dor e Inflamação (Labedi) e autora do artigo.
Segundo Oliveira, os achados abrem caminho para o desenvolvimento de fármacos ou de novos protocolos de combate à dor muscular.
“Países como Estados Unidos e Canadá vivem uma epidemia de consumo de opioides e há um esforço para reduzir o uso desses medicamentos no tratamento da dor crônica. Dessa forma, ao compreender como o exercício físico atua para prevenir a cronificação, é possível identificar alternativas para novos medicamentos que atuem em sinergia com o exercício físico, de forma mais específica e segura para a dor muscular”, afirma a pesquisadora.
Revelando SP divulga programação completa para edição de Presidente Prudente
Quatro homens são presos por tráfico de drogas em operação da Polícia Civil em Santo Anastácio
Homem é baleado com três tiros no peito durante madrugada em Penápolis
Hospital de Base de Rio Preto capacita profissionais em Araçatuba para fortalecer a doação de órgãos
GS Inima SAMAR inicia obras de melhorias no sistema de esgoto da avenida Odorindo Perenha
Motorista morre em acidente de trabalho após ser atingido por reboque em Presidente Prudente
Polícia Civil prende homem suspeito de abuso sexual contra a filha em Tupi Paulista
Mais de 2 mil mulheres vítimas de violência são atendidas com auxílio-aluguel em São Paulo
Governo de SP lança edital do Programa Moradia Segura para policiais e agentes de segurança pública
Procon-SP nova cartilha para orientar consumidores na proteção de seus dados pessoais
Estado de SP cria 520 mil empresas nos últimos 12 meses
Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 55 milhões
Compartilhe