21/04/2025 • 15:19:06

Pesquisa da Unicamp mostra como exercícios ajudam a evitar que dor muscular aguda se torne crônica

AGÊNCIA SP



Estudo conduzido na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) investigou o processo de cronificação da dor muscular – ou seja, quando ela passa de aguda para crônica – e identificou um dos mecanismos pelos quais a prática de exercício físico previne essa transição, protegendo o organismo da inflamação e da dor persistente. Os resultados foram divulgados na revista PLOS ONE.

O objetivo do trabalho foi detalhar a participação dos macrófagos nesse processo. Isso porque dados da literatura científica já indicavam que essas células de defesa têm papel-chave tanto no início da fase aguda da dor muscular inflamatória quanto na transição para a dor crônica.

Por meio de experimentos com camundongos, os pesquisadores descobriram que um receptor presente na membrana das células de defesa (denominado P2X4) é um dos responsáveis por desencadear a cronicidade da dor inflamatória muscular. Outra descoberta importante é que, por meio do exercício físico, é possível ativar uma via de sinalização comum ao P2X4, tornando o macrófago anti-inflamatório e, assim, prevenindo a cronificação da dor muscular.

“Observamos, em camundongos, que a ativação da via de sinalização do P2X4 no macrófago é prevenida pelo exercício físico, evitando o processo de transição da dor aguda para a crônica. Dessa forma, conseguimos descrever um dos mecanismos pelos quais o exercício físico consegue prevenir a dor muscular”, conta Maria Cláudia Gonçalves de Oliveira, coordenadora do Laboratório de Estudos em Dor e Inflamação (Labedi) e autora do artigo.

Segundo Oliveira, os achados abrem caminho para o desenvolvimento de fármacos ou de novos protocolos de combate à dor muscular.

“Países como Estados Unidos e Canadá vivem uma epidemia de consumo de opioides e há um esforço para reduzir o uso desses medicamentos no tratamento da dor crônica. Dessa forma, ao compreender como o exercício físico atua para prevenir a cronificação, é possível identificar alternativas para novos medicamentos que atuem em sinergia com o exercício físico, de forma mais específica e segura para a dor muscular”, afirma a pesquisadora.

Mãe morre e pai fica gravemente ferido em capotamento na Rodovia Raposo Tavares, em Rancharia

Idoso de 71 anos é preso com haxixe em ônibus na SP-425, em Penápolis

Jacaré-do-papo-amarelo é solto no rio Aguapeí após ser resgatado em Irapuru

Inscrições para o Encceja 2025 vão até 2 de maio

Calderano vence a Copa do Mundo de tênis de mesa

Pesquisa da Unicamp mostra como exercícios ajudam a evitar que dor muscular aguda se torne crônica

Selo Cidade Verde do Mundo: SP lidera com 13 das 34 cidades reconhecidas pela ONU

SP tem laboratório pioneiro no país que ‘constrói’ perfil de autores de homicídios e crimes sexuais

Apesar de evitáveis, mortes maternas por hipertensão persistem no país

Lula decreta luto oficial de sete dias pela morte do papa Francisco

Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória do pontífice

Dono de loja de armas, irmão e cúmplice são presos após forjar furto de arsenal em Auriflama

Compartilhe

© Copyright 2025 SBT Interior - Todos os direitos reservados