19/11/2024 • 15:41:00

PF desarticula organização criminosa que planejava golpe de Estado em 2022

ESTADÃO CONTEÚDO



A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (19) a Operação Contragolpe, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa acusada de planejar um golpe de Estado para impedir a posse do governo eleito nas Eleições de 2022 e restringir o livre exercício do Poder Judiciário. De acordo com a PF, o grupo utilizou conhecimentos técnico-militares avançados para coordenar e executar as ações ilícitas entre novembro e dezembro de 2022.

Os investigados, em sua maioria militares com formação em Forças Especiais, elaboraram um plano operacional chamado "Punhal Verde e Amarelo", que previa o assassinato dos então eleitos Presidente e Vice-Presidente da República no dia 15 de dezembro de 2022. Segundo as investigações, também estavam nos planos a prisão e execução de um ministro do Supremo Tribunal Federal, que era monitorado pelo grupo.

A PF informou que o planejamento detalhava o uso de recursos humanos e bélicos, técnicas operacionais avançadas e a criação de um "Gabinete Institucional de Gestão de Crise", formado pelos próprios envolvidos, para gerir os conflitos gerados pelo golpe.

Nesta terça-feira, policiais federais cumpriram cinco mandados de prisão preventiva, três de busca e apreensão, além de 15 medidas cautelares, que incluem a proibição de contato entre os investigados, suspensão do exercício de funções públicas e entrega de passaportes. As ações foram realizadas nos estados do Rio de Janeiro, Goiás, Amazonas e no Distrito Federal, com acompanhamento do Exército Brasileiro.

Os crimes investigados incluem, em tese, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e formação de organização criminosa. A PF segue aprofundando as apurações sobre o caso.

Famerp abre inscrições para Residência Multiprofissional e Uniprofissional 2026

Funfarme lança maior projeto de telessaúde do interior paulista

Jovem é preso após disparo acidental atingir namorada em Rio Preto

Polícia Civil e GAECO investigam suspeita de bebidas adulteradas com metanol em Araçatuba

Pesquisadores da Famerp estão entre os mais influentes do mundo

Homem agredido em posto de combustíveis tem morte cerebral em Votuporanga

Mulher morre em engavetamento na BR-153 em Rio Preto

Teatro Municipal recebe a segunda edição do Empreende 2.0 em Rio Preto

Autoridades participam da entrega de apartamentos para famílias em São José do Rio Preto

Hospital Unimed São Domingos inaugura nova Maternidade nesta semana

Dentista denuncia perseguição e ameaças com fotos íntimas em Rio Preto

Corpos de homens que saíram de Rio Preto para cobrar dívida no PR são encontrados

Compartilhe

© Copyright 2025 SBT Interior - Todos os direitos reservados