19/11/2024 • 15:41:00

PF desarticula organização criminosa que planejava golpe de Estado em 2022

ESTADÃO CONTEÚDO



A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (19) a Operação Contragolpe, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa acusada de planejar um golpe de Estado para impedir a posse do governo eleito nas Eleições de 2022 e restringir o livre exercício do Poder Judiciário. De acordo com a PF, o grupo utilizou conhecimentos técnico-militares avançados para coordenar e executar as ações ilícitas entre novembro e dezembro de 2022.

Os investigados, em sua maioria militares com formação em Forças Especiais, elaboraram um plano operacional chamado "Punhal Verde e Amarelo", que previa o assassinato dos então eleitos Presidente e Vice-Presidente da República no dia 15 de dezembro de 2022. Segundo as investigações, também estavam nos planos a prisão e execução de um ministro do Supremo Tribunal Federal, que era monitorado pelo grupo.

A PF informou que o planejamento detalhava o uso de recursos humanos e bélicos, técnicas operacionais avançadas e a criação de um "Gabinete Institucional de Gestão de Crise", formado pelos próprios envolvidos, para gerir os conflitos gerados pelo golpe.

Nesta terça-feira, policiais federais cumpriram cinco mandados de prisão preventiva, três de busca e apreensão, além de 15 medidas cautelares, que incluem a proibição de contato entre os investigados, suspensão do exercício de funções públicas e entrega de passaportes. As ações foram realizadas nos estados do Rio de Janeiro, Goiás, Amazonas e no Distrito Federal, com acompanhamento do Exército Brasileiro.

Os crimes investigados incluem, em tese, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e formação de organização criminosa. A PF segue aprofundando as apurações sobre o caso.

Semana é marcada por tragédias envolvendo crianças em Rio Preto

Deic deflagra operação “Déjà Vu” contra jogos de azar em Rio Preto

Araçatuba adere ao programa Rios Vivos para revitalizar Córrego Alvoradinha e Lagoa do Miguelão

MEIs têm novas regras para emissão de notas fiscais

Criança de três anos morre após ser esquecida dentro de um carro na tarde desta quarta-feira (2) em Rio Preto

Homem é atacado com facão em Adamantina e corre risco de perder as pernas

Santa Casa de Buritama vai investigar morte de menina de seis anos ocorrida no último domingo

Dinheiro esquecido: saiba como consultar e resgatar valores a receber

Simpósio irá abordar desafios da deficiência visual e reabilitação

Nova programação do TH+ SBT é destaque no SBT Conecta 2025 em Rio Preto

Polícia Civil de José Bonifácio recupera gata de raça furtada

Sebrae abre inscrições para a 4ª edição do programa Selo Bem Receber

Compartilhe

© Copyright 2025 SBT Interior - Todos os direitos reservados