A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (21), a “Operação Atelís”, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa voltada ao tráfico de drogas e à lavagem de dinheiro.
Ao todo, estão sendo cumpridos 40 mandados de busca e apreensão, 17 mandados de prisão preventiva, 16 mandados de prisão temporária e 54 mandados de bloqueio de bens e valores dos investigados. As equipes responsáveis pelas diligências são compostas por 200 policiais federais, 100 policiais militares e integrantes do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado). Os mandados estão sendo cumpridos em quatro municípios do estado de São Paulo — São José do Rio Preto, Mirassol, Tanabi e Ipiguá —, além da cidade de Pontes e Lacerda, no Mato Grosso.
Durante as investigações, a PF identificou uma estruturada organização criminosa que atuava no tráfico interestadual de drogas, utilizando rodovias. Os traficantes escondiam os entorpecentes em meio a carregamentos de carnes, transportadas em caminhões frigoríficos. A estimativa é que, nos últimos quatro anos, o grupo tenha movimentado aproximadamente R$ 400 milhões.
Ao longo da apuração, a PF realizou ações que resultaram na apreensão de 2.183 kg de cocaína, 508 kg de maconha, duas armas de fogo e na prisão de 10 pessoas.
A fase ostensiva da operação tem como alvo os líderes da organização criminosa, integrantes que ainda estavam em liberdade e a apreensão de bens e recursos financeiros ligados ao grupo.
Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara da Justiça Estadual de São José do Rio Preto (SP). Os investigados poderão responder pelos crimes de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
Artelís é uma palavra grega que significa incompleto ou imperfeito, em analogia ao fim da organização criminosa que está sendo combatida.
Famerp abre inscrições para Residência Multiprofissional e Uniprofissional 2026
Funfarme lança maior projeto de telessaúde do interior paulista
Jovem é preso após disparo acidental atingir namorada em Rio Preto
Polícia Civil e GAECO investigam suspeita de bebidas adulteradas com metanol em Araçatuba
Pesquisadores da Famerp estão entre os mais influentes do mundo
Homem agredido em posto de combustíveis tem morte cerebral em Votuporanga
Mulher morre em engavetamento na BR-153 em Rio Preto
Teatro Municipal recebe a segunda edição do Empreende 2.0 em Rio Preto
Autoridades participam da entrega de apartamentos para famílias em São José do Rio Preto
Hospital Unimed São Domingos inaugura nova Maternidade nesta semana
Dentista denuncia perseguição e ameaças com fotos íntimas em Rio Preto
Corpos de homens que saíram de Rio Preto para cobrar dívida no PR são encontrados
Compartilhe