01/11/2024 • 14:41:00

Piracema inicia com fiscalização intensa nos rios paulistas para proteger reprodução de peixes

DA REDAÇÃO - SÃO JOSÉ DO RIO PRETO



A partir desta sexta (1) está oficialmente iniciado o período da piracema, marcado pela proibição da pesca de espécies nativas em rios de São Paulo, com o objetivo de garantir a reprodução e preservação das populações de peixes. A restrição segue até o dia 28 de fevereiro de 2025, e a fiscalização já começa a mostrar resultados: na madrugada desta sexta-feira, dois pescadores foram autuados em Icém, região de São José do Rio Preto, ao serem flagrados infringindo as regras.

Durante esses meses, a Polícia Ambiental intensifica a vigilância nas águas dos 189 municípios da região Noroeste e Norte paulista. Utilizando viaturas, drones e embarcações, o 4º Batalhão da Polícia Militar Ambiental tem o desafio de assegurar que espécies como pintado, pacu e piapara completem seu ciclo de desova sem interferências. “Nosso esforço é evitar práticas ilegais que comprometam a reprodução das espécies e garantir um futuro sustentável para a biodiversidade da região”, afirmou o Capitão Emerson Mioransi, comandante do 4º BPAmb.

A fiscalização não se limita aos pescadores. Bares e mercados que possuam estoque de espécies nativas têm até o dia 3 de novembro para declarar as quantidades armazenadas. Em caso de descumprimento das normas, os infratores podem enfrentar multas e apreensão de equipamentos. Vale lembrar que, enquanto a pesca em rios de águas correntes é completamente proibida para espécies nativas, nos reservatórios é permitido pescar espécies exóticas, com limite de até 10 quilos mais um exemplar por pescador.

Com a piracema, o estado busca assegurar um período de reprodução seguro para as espécies, promovendo o equilíbrio ecológico e contribuindo para a sustentabilidade dos recursos naturais da região. Para dúvidas ou denúncias, a população pode entrar em contato com a Polícia Ambiental local, sendo o telefone em São José do Rio Preto o (17) 3201-3670.

Adolescente morre ao sofrer queda no Thermas dos Laranjais, em Olímpia

MEC oferta 7,8 mil vagas de pós-graduação gratuita para professores

Bolsonaro fica inelegível até 2060 após condenação

Veículo de amigos desaparecidos no Paraná é encontrado em bunker, com marcas de tiro e sangue

Polícia Civil indicia mais três por envolvimento no feminicídio de Carmen de Oliveira Alves

Beneficiários da Unimed Araçatuba já podem acessar novo aplicativo

Moraes vota para condenar Bolsonaro e mais sete por golpe de Estado

Dino diz que crimes da trama golpista não podem ser anistiados

Unimed Araçatuba participa do Dia Imperdível com condições exclusivas

Defesa Civil emite alerta via “Cell Broadcast” sobre baixa umidade relativa do ar para 111 municípios

Quadrilha furta peças de oito ônibus escolares em Itajobi

Cadela é encontrada com patas traseiras decepadas em Presidente Prudente

Compartilhe

© Copyright 2025 SBT Interior - Todos os direitos reservados