01/11/2024 • 14:41:00

Piracema inicia com fiscalização intensa nos rios paulistas para proteger reprodução de peixes

DA REDAÇÃO - SÃO JOSÉ DO RIO PRETO



A partir desta sexta (1) está oficialmente iniciado o período da piracema, marcado pela proibição da pesca de espécies nativas em rios de São Paulo, com o objetivo de garantir a reprodução e preservação das populações de peixes. A restrição segue até o dia 28 de fevereiro de 2025, e a fiscalização já começa a mostrar resultados: na madrugada desta sexta-feira, dois pescadores foram autuados em Icém, região de São José do Rio Preto, ao serem flagrados infringindo as regras.

Durante esses meses, a Polícia Ambiental intensifica a vigilância nas águas dos 189 municípios da região Noroeste e Norte paulista. Utilizando viaturas, drones e embarcações, o 4º Batalhão da Polícia Militar Ambiental tem o desafio de assegurar que espécies como pintado, pacu e piapara completem seu ciclo de desova sem interferências. “Nosso esforço é evitar práticas ilegais que comprometam a reprodução das espécies e garantir um futuro sustentável para a biodiversidade da região”, afirmou o Capitão Emerson Mioransi, comandante do 4º BPAmb.

A fiscalização não se limita aos pescadores. Bares e mercados que possuam estoque de espécies nativas têm até o dia 3 de novembro para declarar as quantidades armazenadas. Em caso de descumprimento das normas, os infratores podem enfrentar multas e apreensão de equipamentos. Vale lembrar que, enquanto a pesca em rios de águas correntes é completamente proibida para espécies nativas, nos reservatórios é permitido pescar espécies exóticas, com limite de até 10 quilos mais um exemplar por pescador.

Com a piracema, o estado busca assegurar um período de reprodução seguro para as espécies, promovendo o equilíbrio ecológico e contribuindo para a sustentabilidade dos recursos naturais da região. Para dúvidas ou denúncias, a população pode entrar em contato com a Polícia Ambiental local, sendo o telefone em São José do Rio Preto o (17) 3201-3670.

Famerp abre inscrições para Residência Multiprofissional e Uniprofissional 2026

Funfarme lança maior projeto de telessaúde do interior paulista

Jovem é preso após disparo acidental atingir namorada em Rio Preto

Polícia Civil e GAECO investigam suspeita de bebidas adulteradas com metanol em Araçatuba

Pesquisadores da Famerp estão entre os mais influentes do mundo

Homem agredido em posto de combustíveis tem morte cerebral em Votuporanga

Mulher morre em engavetamento na BR-153 em Rio Preto

Teatro Municipal recebe a segunda edição do Empreende 2.0 em Rio Preto

Autoridades participam da entrega de apartamentos para famílias em São José do Rio Preto

Hospital Unimed São Domingos inaugura nova Maternidade nesta semana

Dentista denuncia perseguição e ameaças com fotos íntimas em Rio Preto

Corpos de homens que saíram de Rio Preto para cobrar dívida no PR são encontrados

Compartilhe

© Copyright 2025 SBT Interior - Todos os direitos reservados