As informações sobre o monitoramento de áreas protegidas no território paulista estão disponíveis para compartilhamento em um só ambiente digital. Isso é o que prevê o "Painel Verde", plataforma digital desenvolvida pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil).
A iniciativa do Governo de SP visa dar transparência no acesso a informações como cobertura vegetal nativa, áreas em restauração, recomposição ou recuperação ambiental, além de indicar o comportamento de áreas com supressões autorizadas e com intervenções irregulares autuadas.
"A Semil tem trabalhado no desenvolvimento de plataformas de dados do sistema ambiental paulista, e o Painel Verde se apresenta como mais um instrumento de compartilhamento de informações com a sociedade civil", avaliou o coordenador de Fiscalização e Biodiversidade da secretaria, Rafael Frigerio.
Ainda segundo o coordenador, o usuário poderá se beneficiar com a interatividade do sistema, que traz a transparência de dados e possibilita a identificação de cenários e situações nas distintas regiões do estado.
"É um importante subsídio para o poder público para a tomada de decisões e elaboração de políticas públicas, bem como para a avaliação dos produtos relacionados à fiscalização ambiental", acrescentou o coordenador.
Outro diferencial está no fato de que todo o trabalho realizado em campo será utilizado para abastecimento da plataforma com informações. Anteriormente, apenas as imagens de satélites alimentavam a base de dados. A visualização geral de todo o estado se dá de forma dinâmica, através de dashboards.
Para Antônio Luiz Lima de Queiroz, assistente da presidência da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), o Painel Verde é uma ferramenta ideal, pois o número fica contextualizado e pode ser cruzado com diferentes focos de pesquisa.
"Na plataforma é possível visualizar tanto medidas de compensação como as autorizações emitidas, por exemplo. Fica melhor para o acompanhamento do que está sendo feito no estado. É muito benéfico para a formulação de políticas públicas", acrescenta Antônio Luiz.
Os conceitos sobre cada um dos dados publicados estão detalhados no Painel Verde. A plataforma reúne informações do Sistema Integrado de Gestão Ambiental (Sigam), que engloba banco de dados e diversos sistemas relacionados às atividades e processos da Semil e de seus órgãos vinculados.
Acesse o Painel Verde aqui.
Festival de Teatro Seguros Unimed chega a Araçatuba com peças para todas as idades
INSS: novas regras vão dar mais proteção a dados de segurados
Governo defende novas regras para cursos EAD e restringe formação 100% online em áreas da saúde e direito
Três PMs e um ex-policial são presos em operação da Corregedoria em Rio Preto
Dois homens morrem em troca de tiros com a Rota durante operação contra o tráfico em Rio Preto
Shopping de Araçatuba celebra Dia do Orgulho Nerd com encontro de cosplay
Catanduva Rodeio Show troca ingresso por doação de sangue em campanha solidária
Bebê de cinco dias sofre fratura no crânio ao cair de incubadora na Santa Casa de Araçatuba
PF faz operação contra organização criminosa que usava caminhões frigoríficos para tráfico de drogas
Justiça investiga suspeita de estupro dentro do HCM em Rio Preto; funcionário é encontrado morto após demissão
Polícia Civil apreende mais de 1,5 tonelada de maconha em caminhão-baú na região de Presidente Prudente
Homem é preso com 50 canetas de medicamento injetável em ônibus em Penápolis
Compartilhe