A Polícia Civil de Tupi Paulista apreendeu, nesta quarta-feira (4), mais de 60 pássaros da fauna silvestre que estavam sendo mantidos em cativeiro em uma residência da cidade. A ação foi realizada pela Delegacia de Polícia local, após a identificação de 19 gaiolas com aves de diversas espécies em posse de um homem de 55 anos.
Entre as espécies encontradas estavam canários-da-terra, canários-do-reino, coleirinhas e tico-ticos. O proprietário da casa, que se apresentou à polícia, confessou não possuir autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) para a criação das aves, e nenhuma delas tinha anilhas de identificação, conforme exigido pela legislação ambiental. Segundo o relato do suspeito, parte dos pássaros foi adquirida de terceiros, enquanto outros foram capturados diretamente da natureza.
As autoridades lavraram um Termo Circunstanciado, enquadrando o homem nos crimes de manter em cativeiro espécies da fauna silvestre e praticar atos de abuso de animais, conforme previsto na Lei dos Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998). Ele foi liberado, mas deverá comparecer à Justiça quando convocado.
Uma equipe da Polícia Científica foi acionada para realizar a perícia no local e emitir um laudo oficial sobre as condições em que os pássaros estavam sendo mantidos. As aves e as gaiolas foram apreendidas, mas permanecem sob a responsabilidade do infrator enquanto os demais órgãos ambientais são notificados para dar sequência às investigações e destinação dos animais.
Semana é marcada por tragédias envolvendo crianças em Rio Preto
Deic deflagra operação “Déjà Vu” contra jogos de azar em Rio Preto
Araçatuba adere ao programa Rios Vivos para revitalizar Córrego Alvoradinha e Lagoa do Miguelão
MEIs têm novas regras para emissão de notas fiscais
Criança de três anos morre após ser esquecida dentro de um carro na tarde desta quarta-feira (2) em Rio Preto
Homem é atacado com facão em Adamantina e corre risco de perder as pernas
Santa Casa de Buritama vai investigar morte de menina de seis anos ocorrida no último domingo
Dinheiro esquecido: saiba como consultar e resgatar valores a receber
Simpósio irá abordar desafios da deficiência visual e reabilitação
Nova programação do TH+ SBT é destaque no SBT Conecta 2025 em Rio Preto
Polícia Civil de José Bonifácio recupera gata de raça furtada
Sebrae abre inscrições para a 4ª edição do programa Selo Bem Receber
Compartilhe