A Polícia Civil de São Paulo deflagrou nesta segunda-feira (10) uma nova fase da Operação Big Mobile com o objetivo de desarticular organizações criminosas envolvidas com a receptação de celulares roubados ou furtados. Quase 2 mil agentes foram empenhados para a ação, que acontece em todo o estado de São Paulo simultaneamente.
Só na capital paulista, são 476 policiais do Departamento de Operações Policiais Estratégicas (Dope), que se se reuniram na Praça da República, no centro, para dar início aos trabalhos. Na região metropolitana, foram 381 policiais. Os demais estão divididos nas sedes dos Departamentos de Polícia Judiciária do Interior.
A operação pretende reprimir práticas criminosas de roubo, furto e receptação de celulares. Os agentes vão fiscalizar ao longo do dia lojas e outros imóveis com base nos levantamentos de inteligência da polícia, que apura os principais locais para onde os celulares são levados após crimes.
COMO FUNCIONA A OPERAÇÃO
Os policiais estão fazendo as buscas em locais onde os celulares roubados ou furtados indicaram a localização pela última vez. Os endereços foram coletados a partir de uma análise dos boletins de ocorrência, com informações fornecidas pelas vítimas no momento do registro ou posteriormente.
O delegado-geral de polícia, Artur Dian, ressaltou a importância da realização desses registros para que as equipes possam dar prosseguimento às investigações. “São informações essenciais para que a gente possa entrar nesses lugares e fazer a fiscalização”, ressaltou Dian.
Os donos dos celulares apreendidos após a ação serão identificados, por meio do Imei do parelho, e contatados para terem os pertences recuperados.
Em janeiro deste ano, durante a primeira e a segunda fases da Operação Big Mobile, as equipes conseguiram recuperar mais de 16 mil celulares sem procedência na capital paulista e na Baixada Santista. Em 2024, a Polícia Civil recuperou mais de 39 mil celulares, sendo que quase 36 mil foram devolvidos aos donos.
Mãe procura a polícia após morte de bebê de 9 meses por possível negligência médica
Servidor municipal é assassinado em Santa Fé do Sul
Corpo de homem é localizado na Represa de Rio Preto
Polícia Civil prende integrantes de organização criminosa especializada no furto de caminhonetes
Incêndio atinge residência em Jales e duas pessoas são socorridas
Jovem morre após ser encontrado ferido na BR-153 em Rio Preto
Polícia Civil identifica mulher que furtou malas de passageiros no aeroporto de Rio Preto
Auxiliar de enfermagem é morta pelo companheiro em Araçatuba; corpo será sepultado em Guararapes
Namorado de universitária desaparecida admite participação e acusa policial de feminicídio em Ilha Solteira
Homem morre em batida de frente na rodovia de Guarani d’Oeste
Onça-parda é resgatada de armadilha em propriedade rural de Penápolis
Revelando SP divulga programação completa para edição de Presidente Prudente
Compartilhe