A Polícia Civil de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, deflagrou na manhã desta quinta-feira, dia 20 de abril, a Operação Aquino II.
A ação cumpriu vários mandados de busca e apreensão expedidos pela Vara da Infância e Juventude do município, decorrentes de um processo, com o objetivo de apreender objetos utilizados para o cometimento de crimes envolvendo ameaças e ataques em escolas de Rio Preto, Mirassol e Votuporanga.
Em Rio Preto, dois mandados foram cumpridos. Um na casa de uma menina de 11 anos e outro na casa de uma adolescente de 15 anos. Os celulares das estudantes foram apreendidos e serão periciados. A polícia suspeita de que as duas estavam enviando mensagens ameaçadoras pelas redes sociais e grupos de conversas. Os pais e as garotas negaram as acusações, mas, ainda segundo a Polícia Civil, as menores informaram que em certo momento enviaram mensagens com o conteúdo como forma de "brincadeira".
De acordo com o delegado Renato Camacho, que coordena os trabalhos, em Votuporanga houve um flagrante de exploração sexual infantil por imagens. Materiais contendo cenas pornográficas com crianças e adolescentes foram apreendidos em uma casa e serão periciados. O morador da casa foi preso e encaminhado para a delegacia.
Um inquérito foi instaurado.
A Operação Aquino II dá continuidade aos trabalhos realizados na primeira fase realizada em 2019, que também tratou de ocorrências envolvendo escolas. O nome se refere a São Tomás de Aquino, protetor dos estudantes.
Operação Impacto
Também nas primeiras horas desta quinta-feira, a Polícia Militar iniciou a terceira fase da Operação Impacto. Desta vez o foco dos trabalhos é garantir a segurança da comunidade escolar e reduzir os indicadores de criminalidade.
Depois das supostas ameaças de ataques às escolas, o Comando do Policiamento do Interior-5, que abrange 96 cidades da região de Rio Preto, adotou várias medidas para aumentar a segurança nas unidades e tranquilizar a comunidade.
A PM também vem alertando e esclarecendo a população, constantemente, sobre o compartilhamento de fake news nas redes sociais. Segundo a instituição, não há ameaças concretas no município.
Na Operação Impacto III, os policiais montaram um esquema de guarda nas escolas e interagiram com pais e alunos. Outro objetivo da ação é garantir a sensação de segurança para todos que frequentam o ambiente escolar. Para isso, hoje, durante todo o dia, as viaturas ficarão nas portas das escolas.
O patrulhamento foi reforçado.
Penas mais duras para crimes em escolas entram em vigor
Festas juninas arrecadam quase R$ 150 mil para entidades assistenciais de Araçatuba
Dois morrem após queda de avião em Rio Preto
Prefeitura de Rio Preto demite médica Merabe Muniz da rede municipal de Saúde
Homem morre esfaqueado após briga por aluguel em Rio Preto
Moradora de Rio Preto cai no golpe do falso advogado e perde R$ 2,6 mil
Homem é preso por tráfico de drogas em Mira Estrela durante ação da Polícia Civil
Desemprego recua para 6,2% em maio, o menor para o período desde 2012
Homem é preso e menor apreendido com mais de 400 kg de maconha em Presidente Prudente
Polícia Civil apreende mais de 2 mil comprimidos de ecstasy em casa na zona sul de Rio Preto
De Rio Preto ao Rio: jovem realiza sonho de estudar Ciência de Dados
Polícia Civil apreende 55 kg de drogas e prende suspeito na zona norte de Rio Preto
Compartilhe