A Polícia Civil deflagrou, nesta terça-feira (26), a segunda fase da Operação Falsus, visando desmantelar uma organização criminosa especializada no desvio de cargas de grãos de alto valor. A ação, realizada de forma simultânea nos estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul, contou com a participação de 150 policiais e 34 viaturas, para o cumprimento de 35 mandados de busca e apreensão e 11 mandados de prisão preventiva.
Entre os alvos da operação estão duas advogadas de Assis (SP), apontadas como integrantes do esquema. Elas foram denunciadas pelos crimes de lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa. Além disso, quatro empresas de grãos localizadas em São Paulo são investigadas sob suspeita de receptação das cargas desviadas.
MODUS OPERANDI DO GRUPO
A investigação, que começou em junho de 2023 em Iepê (SP), revelou um esquema bem estruturado. A quadrilha utilizava plataformas de frete para identificar cargas de interesse, cadastrando motoristas e caminhões do próprio grupo. Após a retirada da carga, os criminosos simulavam roubos nas estradas, apresentando boletins de ocorrência falsificados às empresas contratantes. Em seguida, as cargas eram desviadas para empresas receptadoras.
Desde 2013, o grupo desviou mais de 40 cargas de grãos, resultando em um prejuízo estimado em R$ 10 milhões. Apenas no ano de 2023, três grandes desvios foram registrados, incluindo o desaparecimento de 38 toneladas de soja que tinham como destino o Terminal Portuário de Santos.
RESULTADOS
Além das prisões, a ação desta terça-feira ocorreu em diversos municípios, incluindo Assis (SP), Campo Grande (MS), Londrina (PR) e Itapeva (SP). Em Assis, foram cumpridos oito mandados de busca e dois de prisão. Ao todo, 19 pessoas foram denunciadas pelos crimes de furto qualificado, uso de documento falso, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
A primeira fase da Operação Falsus, realizada em março de 2024, já havia resultado na condenação de seis pessoas a penas entre 4 e 7 anos de prisão. As investigações continuam, com foco no rastreamento de mais envolvidos e no bloqueio de bens ligados ao esquema.
Famerp abre inscrições para Residência Multiprofissional e Uniprofissional 2026
Funfarme lança maior projeto de telessaúde do interior paulista
Jovem é preso após disparo acidental atingir namorada em Rio Preto
Polícia Civil e GAECO investigam suspeita de bebidas adulteradas com metanol em Araçatuba
Pesquisadores da Famerp estão entre os mais influentes do mundo
Homem agredido em posto de combustíveis tem morte cerebral em Votuporanga
Mulher morre em engavetamento na BR-153 em Rio Preto
Teatro Municipal recebe a segunda edição do Empreende 2.0 em Rio Preto
Autoridades participam da entrega de apartamentos para famílias em São José do Rio Preto
Hospital Unimed São Domingos inaugura nova Maternidade nesta semana
Dentista denuncia perseguição e ameaças com fotos íntimas em Rio Preto
Corpos de homens que saíram de Rio Preto para cobrar dívida no PR são encontrados
Compartilhe