As investigações policiais começaram 1 ano atrás e identificaram, por meio da Operação "Tatu Canastra" que o grupo criminoso detém dados funcionais de servidores de Tribunais de Justiça; são, no todo, 170 mil dados de servidores do Rio de Janeiro; bancos de dados de Autarquias Previdenciárias; concessionárias de telefonia e, também, de prefeituras localizadas em vários estados.
Policiais civis da área do Denter-5 estão nas ruas nesta quinta-feira (28) cumprindo 9 mandados de busca e apreensão. As buscas estão sendo realizadas em São Paulo, capital, Campinas (SP), Praia Grande (SP), Bauru (SO), Taubaté (SP), Londrina (PR) e Uraí (PR). As investigações revelaram que dados da maior parte dos brasileiros pode estar nas mãos de criminosos, o que afronta a LGPD, a Lei Geral de Proteção de Dados, e traz vulnerabilidades que facilitam a prática de crimes cibernéticos, que é o principal foco da operação. Os crimes investigados são associação Criminosa, invasão de dispositivo informático e violação de segredo profissional.
O grupo composto até o momento por 7 pessoas comercializa, por exemplo, dados de alguns dos principais bancos digitais e empresas de telefonia do país. As técnicas de investigação revelaram que o grupo realiza uma espécie de enriquecimento dos dados, juntando diversos arquivos de fontes distintas para gerar um maior valor de mercado nos arquivos que são comercializados por demanda. Entre os clientes do grupo estão empresas de telemarketing, profissionais liberais, empresários e criminosos que atuam utilizando os dados para lavagem de dinheiro, evasão de divisas e para incrementar a engenharia social dos golpes digitais.
Namorado de universitária desaparecida admite participação e acusa policial de feminicídio em Ilha Solteira
Homem morre em batida de frente na rodovia de Guarani d’Oeste
Onça-parda é resgatada de armadilha em propriedade rural de Penápolis
Revelando SP divulga programação completa para edição de Presidente Prudente
Quatro homens são presos por tráfico de drogas em operação da Polícia Civil em Santo Anastácio
Homem é baleado com três tiros no peito durante madrugada em Penápolis
Hospital de Base de Rio Preto capacita profissionais em Araçatuba para fortalecer a doação de órgãos
GS Inima SAMAR inicia obras de melhorias no sistema de esgoto da avenida Odorindo Perenha
Motorista morre em acidente de trabalho após ser atingido por reboque em Presidente Prudente
Polícia Civil prende homem suspeito de abuso sexual contra a filha em Tupi Paulista
Mais de 2 mil mulheres vítimas de violência são atendidas com auxílio-aluguel em São Paulo
Governo de SP lança edital do Programa Moradia Segura para policiais e agentes de segurança pública
Compartilhe