A Polícia Civil, por meio da Divisão de Crimes Cibernéticos (DCCiber), já cumpriu mais de 2 mil mandados de busca e apreensão em São Paulo desde 2022, em ações contra criminosos que atuam na internet.
O número de operações para identificar e responsabilizar estelionatários aumentou nos últimos anos. Em 2022, a DCCiber deflagrou 115 operações. Neste ano, até o momento, já foram realizadas 171 investigações. Durante esse período, 264 casos foram solucionados, 492 ordens judiciais foram cumpridas, 235 pessoas foram indiciadas e 115 celulares apreendidos.
Para identificar os esquemas criminosos, os agentes precisam estar atentos aos novos golpes que surgem na internet. “O trabalho exige a especialização dos profissionais e é feito por meio de uma análise minuciosa. Além das investigações, muitas informações são obtidas durante as apreensões realizadas nas ações contra os suspeitos”, explicou o delegado Thiago Chinellato, da 4ª Delegacia de Lavagem e Ocultação de Ativos Ilícitos por Meios Eletrônicos.
DICAS
A Polícia Civil destaca a importância de não clicar em links desconhecidos ou confiar em e-mails suspeitos. Em caso de dúvida, é sempre recomendável ligar diretamente para o órgão responsável para confirmar a informação. Também é fundamental ter um programa antivírus instalado para proteger as informações pessoais e evitar transferir dinheiro para desconhecidos.
Outras sugestões para evitar fraudes e proteger os dados incluem ativar mecanismos de segurança em dispositivos e aplicativos, usar senhas seguras, ativar a autenticação de dois fatores, verificar a autenticidade dos sites e aplicativos utilizados, manter os dispositivos sempre atualizados e desconfiar de promessas de lucros incompatíveis com o mercado.
Por fim, a Polícia Civil ressalta a importância de registrar boletins de ocorrência, que podem ser feitos inclusive pela Delegacia Eletrônica, para auxiliar nas investigações.
Prefeitura de Rio Preto demite médica Merabe Muniz da rede municipal de Saúde
Homem morre esfaqueado após briga por aluguel em Rio Preto
Moradora de Rio Preto cai no golpe do falso advogado e perde R$ 2,6 mil
Homem é preso por tráfico de drogas em Mira Estrela durante ação da Polícia Civil
Desemprego recua para 6,2% em maio, o menor para o período desde 2012
Homem é preso e menor apreendido com mais de 400 kg de maconha em Presidente Prudente
Polícia Civil apreende mais de 2 mil comprimidos de ecstasy em casa na zona sul de Rio Preto
De Rio Preto ao Rio: jovem realiza sonho de estudar Ciência de Dados
Polícia Civil apreende 55 kg de drogas e prende suspeito na zona norte de Rio Preto
Caixa dá até 90% de desconto em dívidas renegociadas por clientes
Família de turista brasileira vê negligência em resgate na Indonésia
Cachorro sobrevive a incêndio que destruiu casa em Fernandópolis; dois gatos morreram
Compartilhe