A Polícia Civil, por meio da Divisão de Crimes Cibernéticos (DCCiber), já cumpriu mais de 2 mil mandados de busca e apreensão em São Paulo desde 2022, em ações contra criminosos que atuam na internet.
O número de operações para identificar e responsabilizar estelionatários aumentou nos últimos anos. Em 2022, a DCCiber deflagrou 115 operações. Neste ano, até o momento, já foram realizadas 171 investigações. Durante esse período, 264 casos foram solucionados, 492 ordens judiciais foram cumpridas, 235 pessoas foram indiciadas e 115 celulares apreendidos.
Para identificar os esquemas criminosos, os agentes precisam estar atentos aos novos golpes que surgem na internet. “O trabalho exige a especialização dos profissionais e é feito por meio de uma análise minuciosa. Além das investigações, muitas informações são obtidas durante as apreensões realizadas nas ações contra os suspeitos”, explicou o delegado Thiago Chinellato, da 4ª Delegacia de Lavagem e Ocultação de Ativos Ilícitos por Meios Eletrônicos.
DICAS
A Polícia Civil destaca a importância de não clicar em links desconhecidos ou confiar em e-mails suspeitos. Em caso de dúvida, é sempre recomendável ligar diretamente para o órgão responsável para confirmar a informação. Também é fundamental ter um programa antivírus instalado para proteger as informações pessoais e evitar transferir dinheiro para desconhecidos.
Outras sugestões para evitar fraudes e proteger os dados incluem ativar mecanismos de segurança em dispositivos e aplicativos, usar senhas seguras, ativar a autenticação de dois fatores, verificar a autenticidade dos sites e aplicativos utilizados, manter os dispositivos sempre atualizados e desconfiar de promessas de lucros incompatíveis com o mercado.
Por fim, a Polícia Civil ressalta a importância de registrar boletins de ocorrência, que podem ser feitos inclusive pela Delegacia Eletrônica, para auxiliar nas investigações.
Homem ataca ex-mulher dez dias após deixar a prisão, em Rio Preto
Taxista é assaltado em Rio Preto
Homem é preso após disparar arma próximo a serv-festas em Rio Preto
Ciesp Noroeste Paulista retoma atividades do Núcleo de Jovens Empreendedores
Semana é marcada por tragédias envolvendo crianças em Rio Preto
Deic deflagra operação “Déjà Vu” contra jogos de azar em Rio Preto
Araçatuba adere ao programa Rios Vivos para revitalizar Córrego Alvoradinha e Lagoa do Miguelão
MEIs têm novas regras para emissão de notas fiscais
Criança de três anos morre após ser esquecida dentro de um carro na tarde desta quarta-feira (2) em Rio Preto
Homem é atacado com facão em Adamantina e corre risco de perder as pernas
Santa Casa de Buritama vai investigar morte de menina de seis anos ocorrida no último domingo
Dinheiro esquecido: saiba como consultar e resgatar valores a receber
Compartilhe