A Polícia Civil, por meio da Divisão de Crimes Cibernéticos (DCCiber), já cumpriu mais de 2 mil mandados de busca e apreensão em São Paulo desde 2022, em ações contra criminosos que atuam na internet.
O número de operações para identificar e responsabilizar estelionatários aumentou nos últimos anos. Em 2022, a DCCiber deflagrou 115 operações. Neste ano, até o momento, já foram realizadas 171 investigações. Durante esse período, 264 casos foram solucionados, 492 ordens judiciais foram cumpridas, 235 pessoas foram indiciadas e 115 celulares apreendidos.
Para identificar os esquemas criminosos, os agentes precisam estar atentos aos novos golpes que surgem na internet. “O trabalho exige a especialização dos profissionais e é feito por meio de uma análise minuciosa. Além das investigações, muitas informações são obtidas durante as apreensões realizadas nas ações contra os suspeitos”, explicou o delegado Thiago Chinellato, da 4ª Delegacia de Lavagem e Ocultação de Ativos Ilícitos por Meios Eletrônicos.
DICAS
A Polícia Civil destaca a importância de não clicar em links desconhecidos ou confiar em e-mails suspeitos. Em caso de dúvida, é sempre recomendável ligar diretamente para o órgão responsável para confirmar a informação. Também é fundamental ter um programa antivírus instalado para proteger as informações pessoais e evitar transferir dinheiro para desconhecidos.
Outras sugestões para evitar fraudes e proteger os dados incluem ativar mecanismos de segurança em dispositivos e aplicativos, usar senhas seguras, ativar a autenticação de dois fatores, verificar a autenticidade dos sites e aplicativos utilizados, manter os dispositivos sempre atualizados e desconfiar de promessas de lucros incompatíveis com o mercado.
Por fim, a Polícia Civil ressalta a importância de registrar boletins de ocorrência, que podem ser feitos inclusive pela Delegacia Eletrônica, para auxiliar nas investigações.
Namorado de universitária desaparecida admite participação e acusa policial de feminicídio em Ilha Solteira
Homem morre em batida de frente na rodovia de Guarani d’Oeste
Onça-parda é resgatada de armadilha em propriedade rural de Penápolis
Revelando SP divulga programação completa para edição de Presidente Prudente
Quatro homens são presos por tráfico de drogas em operação da Polícia Civil em Santo Anastácio
Homem é baleado com três tiros no peito durante madrugada em Penápolis
Hospital de Base de Rio Preto capacita profissionais em Araçatuba para fortalecer a doação de órgãos
GS Inima SAMAR inicia obras de melhorias no sistema de esgoto da avenida Odorindo Perenha
Motorista morre em acidente de trabalho após ser atingido por reboque em Presidente Prudente
Polícia Civil prende homem suspeito de abuso sexual contra a filha em Tupi Paulista
Mais de 2 mil mulheres vítimas de violência são atendidas com auxílio-aluguel em São Paulo
Governo de SP lança edital do Programa Moradia Segura para policiais e agentes de segurança pública
Compartilhe