22/02/2024 • 12:25:34

Polícia do interior de SP prende investigados por promover falso leilão pela internet; vídeo

DA REDAÇÃO - SÃO JOSÉ DO RIO PRETO


 

Ao menos 30 investigadores do Núcleo de Polícia Judiciária dos 1.º, 2º e 5º Distritos Policiais de São José do Rio Preto (SP) cumpriram mandados de prisões e de buscas domiciliares na manhã desta quinta-feira (22), durante a II fase da ‘Operação Falso Leilão’, deflagrada em Santo André, no ABC Paulista.

Foram quatro mandados de busca e apreensão cumpridos e três de mandados de prisão – todos os investigados foram encontrados nos endereços apontados pela Justiça e detidos. Para realizar a ação, os policiais deslocaram-se em 10 viaturas e tiveram o apoio do Departamento da Polícia Judiciária da Macro (DEMACRO-SP).

[redes]

Diversos cartões de banco, máquinas de cartões, celulares e documentos foram apreendidos e possibilitaram o desmanche da organização criminosa especializada em aplicar golpes estelionato.

COMO O GRUPO AGIA

Os suspeitos utilizavam sites falsos de leilão de veículos para atrair as vítimas e, após o cadastro e participação em um leilão dissimulado,  eram induzidas a efetuar o pagamento do valor referente ao veículo “arrematado”, com a transferência dos valores para integrantes do grupo. Após o pagamento, quando as vítimas se deslocavam para o suposto pátio da “leiloeira” para retirar o veículo, elas se davam conta de que o pátio não existia ou que o leilão era falso.

COMO UM FALSO LEILÃO VITUAL FUNCIONA

O grupo cria um site falso de leilão de veículos, muitas vezes clonando sites de leiloeiras verdadeiras ou utilizando sites com referência a órgãos públicos (Detran, Tribunais de Justiça, Receita Federal, etc.).

Esses sites criados reproduzem as mesmas funcionalidades dos sites verdadeiros, com informações de “lotes” (veículos a serem arrematados) e “leilões” ocorrendo em tempo real com possibilidade de realização de lances, inclusive com informações de SAC e contato (números que são direcionados aos suspeitos);

As possíveis vítimas são atraídas a estes sites falsos em razão do oferecimento de veículos abaixo do preço de mercado; a partir disso, as vítimas são chamadas a efetuar um cadastro nos sites de leilão falso com o fornecimento dos seus dados completos (nome, nº de documentos endereços e inclusive foto da CNH e selfie) a fim de possibilitar a participação no “leilão”;

Depois, ao participar do “leilão” de algum lote (veículo), as vítimas conseguem facilmente saírem vencedoras, a partir de então, os suspeitos iniciam por meio de chamadas telefônicas e troca de mensagens via WhatsApp, diálogo com as vítimas a fim de induzirem a efetuar a transferência do valor correspondente ao “lote arrematado”;

A vítima recebe o “termo de arremate” (documento falso) e dados do “lote” (veículo arrematado), acreditando que de fato participou de um leilão verdadeiro, em razão dos artifícios empregados, efetua o pagamento do valor do “lote arrematado” mediante transferência PIX ou TED para a conta de um beneficiário do golpe, podendo ser uma pessoa física ou jurídica.

Após a vítima procurar o pátio do leilão para a retirada do lote que acreditou ter arrematado ou quando lhe são solicitadas novas quantias para “liberar” o suposto veículo “arrematado”, que de fato não existe. É quando ela se dá conta que caiu em um golpe.

Auxiliar de enfermagem é morta pelo companheiro em Araçatuba; corpo será sepultado em Guararapes

Namorado de universitária desaparecida admite participação e acusa policial de feminicídio em Ilha Solteira

Homem morre em batida de frente na rodovia de Guarani d’Oeste

Onça-parda é resgatada de armadilha em propriedade rural de Penápolis

Revelando SP divulga programação completa para edição de Presidente Prudente

Quatro homens são presos por tráfico de drogas em operação da Polícia Civil em Santo Anastácio

Homem é baleado com três tiros no peito durante madrugada em Penápolis

Hospital de Base de Rio Preto capacita profissionais em Araçatuba para fortalecer a doação de órgãos

GS Inima SAMAR inicia obras de melhorias no sistema de esgoto da avenida Odorindo Perenha

Motorista morre em acidente de trabalho após ser atingido por reboque em Presidente Prudente

Polícia Civil prende homem suspeito de abuso sexual contra a filha em Tupi Paulista

Mais de 2 mil mulheres vítimas de violência são atendidas com auxílio-aluguel em São Paulo

Compartilhe

© Copyright 2025 SBT Interior - Todos os direitos reservados