A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (19) a Operação Caminho do Vinho, para desarticular uma organização criminosa envolvida em descaminho, evasão de divisas e lavagem de dinheiro. A investigação teve início após a apreensão de seis mil garrafas de vinho em 2022, em Porto Alegre (RS), que revelou um esquema articulado para introduzir bebidas estrangeiras de forma ilícita no Brasil.
De acordo com a PF, um núcleo familiar estabelecido na região utilizava uma empresa de fachada para revender as bebidas ilegais. O grupo contava com fornecedores localizados em regiões fronteiriças com a Argentina, que recebiam pagamentos por meio de transferências bancárias realizadas para contas "de passagem" ligadas à organização criminosa.
Os valores eram posteriormente enviados aos donos das lojas de vinho argentinas de duas maneiras: transporte físico do dinheiro pela fronteira ou uso de cambistas e empresas de câmbio clandestino, no esquema conhecido como dólar-cabo. Além disso, as investigações identificaram que gestores dessas contas operavam como um banco paralelo, facilitando remessas ilícitas ao exterior e lavando dinheiro por meio da aquisição de criptomoedas.
Os mandados de busca e apreensão, expedidos pela 7ª Vara Federal de Porto Alegre, têm como objetivo aprofundar a apuração dos crimes e coletar provas contra os investigados. A operação expõe a complexidade do esquema, que movimentava recursos para práticas criminosas em escala nacional.
MEIs têm novas regras para emissão de notas fiscais
Criança de três anos morre após ser esquecida dentro de um carro na tarde desta quarta-feira (2) em Rio Preto
Homem é atacado com facão em Adamantina e corre risco de perder as pernas
Santa Casa de Buritama vai investigar morte de menina de seis anos ocorrida no último domingo
Dinheiro esquecido: saiba como consultar e resgatar valores a receber
Simpósio irá abordar desafios da deficiência visual e reabilitação
Nova programação do TH+ SBT é destaque no SBT Conecta 2025 em Rio Preto
Polícia Civil de José Bonifácio recupera gata de raça furtada
Sebrae abre inscrições para a 4ª edição do programa Selo Bem Receber
Campanha do Agasalho 2025 será lançada no dia 2 de abril
Prefeitura de Araçatuba amplia serviços das UBSs 24h para vacinação contra influenza nos fins de semana
Campanha "Araçatuba Limpa" recolhe mais de 50 caminhões de materiais inservíveis em quatro dias
Compartilhe