Na manhã desta terça-feira (29), a Polícia Federal deflagrou a "Operação Emirados", com o objetivo de combater o comércio ilegal de celulares na região de Jales, interior de São Paulo. A ação, fruto de uma investigação sobre crimes de descaminho, cumpriu três mandados de busca e apreensão nas cidades de Auriflama e Fernandópolis. A operação visa apreender mercadorias de origem estrangeira sem documentação legal, com foco principal em celulares, além de coletar outras provas.
Os mandados foram cumpridos em um estabelecimento comercial e em dois endereços residenciais. Nos locais, foram apreendidos diversos produtos de origem estrangeira, incluindo celulares sem documentação de importação. Em Fernandópolis, os policiais também confiscaram cigarros eletrônicos, cuja comercialização é proibida no Brasil, configurando crime previsto no artigo 334-A do Código Penal, que prevê pena de até cinco anos de prisão.
A investigação apura crimes descritos no artigo 334 do Código Penal, que trata da evasão de impostos sobre mercadorias estrangeiras. Entre as práticas ilegais está a venda, armazenamento ou utilização de produtos importados de forma irregular, ou que tenham sido introduzidos clandestinamente no Brasil. A pena máxima para o crime de descaminho pode chegar a quatro anos de prisão, além de sanções fiscais e o confisco das mercadorias.
Todos os produtos apreendidos serão encaminhados à Receita Federal para a adoção de medidas na área fiscal, e os equipamentos eletrônicos apreendidos passarão por perícia para auxiliar nas investigações. A operação foi batizada de "Emirados" em referência aos Emirados Árabes Unidos, um dos possíveis locais de origem das mercadorias importadas ilegalmente.
Penas mais duras para crimes em escolas entram em vigor
Festas juninas arrecadam quase R$ 150 mil para entidades assistenciais de Araçatuba
Dois morrem após queda de avião em Rio Preto
Prefeitura de Rio Preto demite médica Merabe Muniz da rede municipal de Saúde
Homem morre esfaqueado após briga por aluguel em Rio Preto
Moradora de Rio Preto cai no golpe do falso advogado e perde R$ 2,6 mil
Homem é preso por tráfico de drogas em Mira Estrela durante ação da Polícia Civil
Desemprego recua para 6,2% em maio, o menor para o período desde 2012
Homem é preso e menor apreendido com mais de 400 kg de maconha em Presidente Prudente
Polícia Civil apreende mais de 2 mil comprimidos de ecstasy em casa na zona sul de Rio Preto
De Rio Preto ao Rio: jovem realiza sonho de estudar Ciência de Dados
Polícia Civil apreende 55 kg de drogas e prende suspeito na zona norte de Rio Preto
Compartilhe