Na manhã desta terça-feira (29), a Polícia Federal deflagrou a "Operação Emirados", com o objetivo de combater o comércio ilegal de celulares na região de Jales, interior de São Paulo. A ação, fruto de uma investigação sobre crimes de descaminho, cumpriu três mandados de busca e apreensão nas cidades de Auriflama e Fernandópolis. A operação visa apreender mercadorias de origem estrangeira sem documentação legal, com foco principal em celulares, além de coletar outras provas.
Os mandados foram cumpridos em um estabelecimento comercial e em dois endereços residenciais. Nos locais, foram apreendidos diversos produtos de origem estrangeira, incluindo celulares sem documentação de importação. Em Fernandópolis, os policiais também confiscaram cigarros eletrônicos, cuja comercialização é proibida no Brasil, configurando crime previsto no artigo 334-A do Código Penal, que prevê pena de até cinco anos de prisão.
A investigação apura crimes descritos no artigo 334 do Código Penal, que trata da evasão de impostos sobre mercadorias estrangeiras. Entre as práticas ilegais está a venda, armazenamento ou utilização de produtos importados de forma irregular, ou que tenham sido introduzidos clandestinamente no Brasil. A pena máxima para o crime de descaminho pode chegar a quatro anos de prisão, além de sanções fiscais e o confisco das mercadorias.
Todos os produtos apreendidos serão encaminhados à Receita Federal para a adoção de medidas na área fiscal, e os equipamentos eletrônicos apreendidos passarão por perícia para auxiliar nas investigações. A operação foi batizada de "Emirados" em referência aos Emirados Árabes Unidos, um dos possíveis locais de origem das mercadorias importadas ilegalmente.
Justiça investiga suspeita de estupro dentro do HCM em Rio Preto; funcionário é encontrado morto após demissão
Polícia Civil apreende mais de 1,5 tonelada de maconha em caminhão-baú na região de Presidente Prudente
Homem é preso com 50 canetas de medicamento injetável em ônibus em Penápolis
Mãe flagra agressão a bebê de dois meses por câmera e denuncia pai à polícia em Catanduva
Adolescente de 13 anos mata jovem de 17 após briga em frente a escola em Rio Preto
Homem tem as mãos decepadas em ataque brutal dentro de casa em Adolfo
Sepultado em Sagres homem atropelado enquanto caminhava com a esposa por estrada vicinal
Capotamento em estrada vicinal mata homem de 53 anos e deixa filha gravemente ferida em Auriflama
Capotamento deixa uma mulher morta e cinco feridos na SP-425 em Penápolis
Atletas do Time SP conquistam ouro no Mundial Paralímpico
Ação gratuita no Praça Nova Araçatuba oferece serviços de saúde e vacinação neste sábado
Homem perde o controle e derruba grades do Fórum de Dracena
Compartilhe