A Polícia Militar do Estado de São Paulo realizou a cerimônia do Espadim nesta sexta-feira (6), na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, na zona sul da capital. A solenidade marcou o início do Curso de Formação de Oficiais para os 200 novos alunos oficiais que buscam futuramente comandar e supervisionar tropas.
A formação corresponde ao Bacharelado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, com uma carga horária de 9.310 horas-aula, divididos em quatro anos. No conteúdo aplicado, estão matérias das áreas de humanas, biológicas, exatas, administrativas, jurídicas, técnico policiais, institucionais e técnicas de bombeiros.
“O espadim é um símbolo da honra militar e que sintetiza todos os valores: hierarquia, disciplina, lealdade, constância, honra, profissionalismo, dignidade e honestidade. Valores que vocês vão exercer e praticar todos os dias de suas vidas até o final de suas carreiras. Aproveitem cada momento e oportunidade. Todas as ferramentas que vocês aprenderem aqui serão úteis”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas aos futuros oficiais.
A etapa da prova objetiva, que classificou os 200 candidatos, foi realizada em agosto de 2024. As 37 mulheres e 163 homens alunos oficiais, iniciaram o curso em fevereiro de 2025 e, em dezembro de 2028 poderão comandar e supervisionar tropas.
SÍMBOLO
O espadim é um símbolo tradicional e significativo na formação dos oficiais da PM. Trata-se de uma réplica em miniatura da espada de Rafael Tobias de Aguiar, fundador da Força Pública. Ele é entregue aos cadetes da Academia do Barro Branco em uma cerimônia solene.
Este momento marca o início oficial da jornada dos alunos como futuros oficiais, representando honra, disciplina e compromisso com a carreira militar.
Mulher é flagrada abandonando filhotes nas ruas de Rio Preto; animais serão colocados para adoção
Sucesso de bilheteria, exposição do Chaves no Iguatemi Rio Preto receberá clientes caracterizados para o “Chiquinha Day”
Andradina lidera casos de leishmaniose visceral no Estado de SP em 2025
Unimed Araçatuba abre inscrições para evento sobre amamentação
Homem morre após se cortar em louça de pia quebrada em Rio Preto
Incêndio atinge barracão do Shopping da Utilidade em Rio Preto
Polícia Civil de Rio Preto investiga incêndio criminoso
Idosa morre no Hospital de Base após ser atropelada
Artesã é esfaqueada por mulher no Centro de Rio Preto
Suspeito de tráfico foge da polícia, invade casa e é encontrado escondido sob edredom em Itajobi
Unimed Araçatuba oficializa construção de Centro de Hemodiálise
PGR pede condenação de Bolsonaro e mais 7 réus por golpe de Estado
Compartilhe