A Polícia Militar do Estado de São Paulo realizou a cerimônia do Espadim nesta sexta-feira (6), na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, na zona sul da capital. A solenidade marcou o início do Curso de Formação de Oficiais para os 200 novos alunos oficiais que buscam futuramente comandar e supervisionar tropas.
A formação corresponde ao Bacharelado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, com uma carga horária de 9.310 horas-aula, divididos em quatro anos. No conteúdo aplicado, estão matérias das áreas de humanas, biológicas, exatas, administrativas, jurídicas, técnico policiais, institucionais e técnicas de bombeiros.
“O espadim é um símbolo da honra militar e que sintetiza todos os valores: hierarquia, disciplina, lealdade, constância, honra, profissionalismo, dignidade e honestidade. Valores que vocês vão exercer e praticar todos os dias de suas vidas até o final de suas carreiras. Aproveitem cada momento e oportunidade. Todas as ferramentas que vocês aprenderem aqui serão úteis”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas aos futuros oficiais.
A etapa da prova objetiva, que classificou os 200 candidatos, foi realizada em agosto de 2024. As 37 mulheres e 163 homens alunos oficiais, iniciaram o curso em fevereiro de 2025 e, em dezembro de 2028 poderão comandar e supervisionar tropas.
SÍMBOLO
O espadim é um símbolo tradicional e significativo na formação dos oficiais da PM. Trata-se de uma réplica em miniatura da espada de Rafael Tobias de Aguiar, fundador da Força Pública. Ele é entregue aos cadetes da Academia do Barro Branco em uma cerimônia solene.
Este momento marca o início oficial da jornada dos alunos como futuros oficiais, representando honra, disciplina e compromisso com a carreira militar.
PM é atacado com canivete em casa noturna durante a madrugada
Motociclista fica em estado grave após colisão em cruzamento de Rio Preto
PRF apreende medicamentos irregulares durante fiscalização na BR-153
Idoso é condenado a 16 anos por matar síndico em briga por vaga de estacionamento em Rio Preto
Homem é preso em Rio Preto por tentativa de homicídio em casa de shows em Barretos
Rio-pretense cai no golpe do falso advogado
7ª Unimed Run bate recorde de inscrições e consolida evento como referência regional
Incêndio destrói cooperativa de recicláveis em Ilha Solteira; fumaça foi vista a quilômetros
Elyezer Montenegro Magalhães será duplicada entre Araçatuba e Aracanguá: obra de R$ 64 milhões
Veículo que transportava pacientes de Guararapes sofre acidente em José Bonifácio
Operação Hawala mira organização que lavava dinheiro em cripto e movimentou R$ 1 bilhão
SP lidera em ranking de inovação no país
Compartilhe