24/04/2024 • 15:14:02

Portugal reconhece responsabilidade por crimes relacionados à escravidão: 'Pagar custos'

ESTADÃO CONTEÚDO



O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, reconheceu na terça-feira, 23, que o país "assume total responsabilidade" pelos crimes cometidos durante a escravidão no período colonial e que esses crimes, incluindo massacres coloniais, tiveram "custos" que devem ser pagos. As informações são do jornal britânico The Guardian.

"Temos que pagar os custos", disse o presidente português em um evento com jornalistas estrangeiros. "Existem ações que não foram punidas e os responsáveis não foram presos? Existem bens que foram saqueados e não foram devolvidos? Vamos ver como podemos consertar isso."

São raros os casos em que autoridades de Portugal comentam diretamente sobre o passado colonial do país, que foi o maior traficante no comércio transatlântico de pessoas escravizadas - quase 6 milhões de pessoas. Somente para o Brasil, segundo o Banco de Dados do Comércio Transatlântico de Escravos, vieram cerca de 4,86 milhões de escravos entre os séculos 15 e 19.

Há exatamente um ano, durante a comemoração anual da Revolução dos Cravos, Rebelo de Sousa também afirmou que Portugal deveria pedir desculpas e assumir um papel de maior responsabilidade pelo comércio de escravos, mas não chegou a realizar qualquer pedido de desculpa formal. Na época, o presidente do país também afirmou que a colonização do Brasil teve impactos positivos como a difusão da língua portuguesa.

Um relatório do Conselho da Europa de março de 2021, a principal instituição de direitos humanos do continente europeu, concluiu que Lisboa precisa de mais ações afirmativas para confrontar o seu passado colonial e o seu papel no tráfico de escravos, com o objetivo de combater o racismo e a discriminação.

Adolescente morre ao sofrer queda no Thermas dos Laranjais, em Olímpia

MEC oferta 7,8 mil vagas de pós-graduação gratuita para professores

Bolsonaro fica inelegível até 2060 após condenação

Veículo de amigos desaparecidos no Paraná é encontrado em bunker, com marcas de tiro e sangue

Polícia Civil indicia mais três por envolvimento no feminicídio de Carmen de Oliveira Alves

Beneficiários da Unimed Araçatuba já podem acessar novo aplicativo

Moraes vota para condenar Bolsonaro e mais sete por golpe de Estado

Dino diz que crimes da trama golpista não podem ser anistiados

Unimed Araçatuba participa do Dia Imperdível com condições exclusivas

Defesa Civil emite alerta via “Cell Broadcast” sobre baixa umidade relativa do ar para 111 municípios

Quadrilha furta peças de oito ônibus escolares em Itajobi

Cadela é encontrada com patas traseiras decepadas em Presidente Prudente

Compartilhe

© Copyright 2025 SBT Interior - Todos os direitos reservados