Eleitores que não compareceram às urnas no segundo turno das eleições, realizado no último domingo (27), têm até o dia 7 de janeiro de 2025 para justificar a ausência. Já os eleitores que estão no exterior têm até 30 dias após o retorno ao País para justificar a ausência, caso esse retorno ocorra após o fim do prazo previsto no calendário eleitoral.
A justificativa pode ser feita por meio do aplicativo e-Título, do autoatendimento eleitoral ou do Formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição). Nesse último caso, o documento deve ser entregue em qualquer cartório eleitoral ou enviado via postal à autoridade judiciária da zona eleitoral responsável pelo título.
Seja qual for a opção escolhida, a documentação que comprove o motivo da ausência deve ser anexada para análise da autoridade judiciária da zona eleitoral responsável pelo título. Caso a justificativa seja aceita, haverá o registro no histórico do título eleitoral. Se a justificativa não for aceita, será preciso quitar o débito.
Para quem não votou no primeiro turno, o prazo vai até 5 de dezembro.
“Cada justificativa é válida somente para o turno ao qual você não tenha comparecido por estar fora de seu domicílio eleitoral. Assim, caso tenha deixado de votar no primeiro e no segundo turno da eleição, terá de justificar a ausência a cada um, separadamente, obedecendo aos requisitos e prazos de cada turno”, informou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
SEM MULTA
A ausência às urnas é registrada logo após o pleito. Os prazos de justificativa figuram como períodos que o eleitor tem para regularizar essa ausência sem pagar multa eleitoral. A análise da justificativa apresentada fica sempre a cargo da autoridade judiciária da zona eleitoral responsável pelo título.
O histórico de justificativas eleitorais, contendo os respectivos pleitos em que o eleitor esteve ausente, pode ser consultado no aplicativo e-Título. O acesso ao aplicativo está disponível, de acordo com o TSE, para quem está com o título eleitoral regular ou suspenso.
Proprietário rural é multado por maus-tratos a bovino em Nova Castilho
Pacaembu Construtora é reconhecida por boas práticas de saúde e segurança no trabalho
Secretaria de Saúde de Rio Preto retoma vacinação contra Covid para grupos prioritários nesta quarta-feira
Cléber Machado revela em quem votou para melhor do mundo
Estudantes participam do primeiro dia do Provão Paulista 2024 nesta quarta-feira
Estudo do Ipea aponta injustiça tributária no Brasil
Gilmar Mendes anula condenações de Dirceu na Lava Jato
Estudantes se preparam para reta final do Enem 2024 com foco no controle emocional
Polícia Militar prende suspeito de homicídio em Jales após corpo ser encontrado com perfurações no pescoço
Polícia Federal realiza operação contra comércio ilegal de celulares na região de Jales
Prazo para justificar ausência no segundo turno vai até 7 de janeiro
Araçatuba realiza 7ª edição do Felita com foco no "Protagonismo da Palavra"; veja a programação
Compartilhe