O prefeito Ricardo Nunes disse, na manhã desta 5ª feira (16.nov), que pediu a suspensão da concessão da Enel em São Paulo, durante visita a obras da prefeitura na Água Espraiada, região do Campo Belo, zona sul da capital.
"Pedi para Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para que cancelasse o contrato com a Enel, tal é nossa inconformidade. E isso não é por causa das chuvas do último dia 3 de novembro. Nós já vínhamos há muito tempo discutindo com a Enel uma série de questões. Tenho, por exemplo, cinco UBs aguardando a Enel fazer ligação de energia", disse
A declaração do prefeito acontece após cerca de 280 mil pessoas ficarem sem luz na capital paulista, segundo o presidente da Enel, Nicolas Cotugno. Ele pediu desculpas pela situação durante a CPI da Enel na Alesp e afirmou que a situação será regularizada até o final da tarde de hoje.
O prefeito ainda disse que a "situação é grave" e que a prefeitura entrou na Justiça contra a empresa.
"O problema é grave e não é só pela falta de resposta mais recentemente. Eles precisam melhorar muito e nós entramos na Justiça"
Ele também cobrou um posicionamento da esfera federal. "Agora o Governo Federal precisa ter uma postura", disse. Em nota, a prefeitura de São Paulo confirmou o pedido de cancelamento para Aneel. A Enel ainda não se posicionou sobre o tema.
Capital registrou temporais nesta 4ª feira (15.nov)
A cidade voltou a registrar temporais, sobretudo devido à combinação do calor e da entrada da brisa marítima, que deixaram o tempo instável. Todas as regiões entraram em estado de emergência para alagamento às 19h02. A região norte foi a mais atingida pelas chuvas, bem como os municípios de Osasco e Cotia.
Às 21h30, o estado de emergência foi encerrado. "As próximas horas transcorrem com céu nublado e chuvas isoladas de fraca intensidade. As últimas imagens do radar meteorológico indicam ausência de chuvas significativas na Grande São Paulo. A temperatura média observada na cidade é de 21°C e a umidade relativa do ar está em 93%", disse o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da capital.
Para os próximos dias, a previsão é que as pancadas de chuva continuem. A Defesa Civil emitiu um alerta para um nova tempestade em todo o estado de São Paulo entre 6ª feira (17.nov) e domingo (19.nov). Há possibilidade de as pancadas de chuva virem acompanhadas de raio e granizo, além de rajadas de vento de até 100 km/h.
Operação Hawala mira organização que lavava dinheiro em cripto e movimentou R$ 1 bilhão
SP lidera em ranking de inovação no país
Protocolo Não se Cale completa 2 anos com mais de 100 mil inscritos e 60 mil profissionais capacitados em SP
SP abre inscrições para Curso Básico de Libras com aulas ao vivo
Veja as 50 cidades campeãs de emprego em julho e no ano
Leilão do Túnel Santos-Guarujá terá dois grupos estrangeiros
China propõe nova ordem mundial ao lado da Rússia e da Índia
Veja como PGR liga Bolsonaro aos atos antidemocráticos de 8 de janeiro
STF inicia julgamento de Bolsonaro e mais sete aliados
Retirada dos kits da 7ª Unimed Run será neste fim de semana em Araçatuba
Mãe procura a polícia após morte de bebê de 9 meses por possível negligência médica
Servidor municipal é assassinado em Santa Fé do Sul
Compartilhe