29/04/2024 • 14:56:24

Prefeito que teve mandato cassado em março por compra de votos é eleito novamente no RS

ESTADÃO CONTEÚDO



Em eleições suplementares realizadas neste domingo, 28, Paulo Renato Cortelini (MDB), conhecido como Gambá, foi eleito novamente como prefeito de São Francisco de Assis, no Rio Grande do Sul, após ter o mandato cassado, em 5 de março, por compra de votos nas eleições de 2020. Com 5.490 votos, 53,22% deles, Cortelini venceu o adversário Ademar Frescura (PP), que recebeu 4.825 votos, 46,8%.

Ao contrário do prefeito, que não teve a participação no esquema confirmada e por isso pôde disputar o cargo, o vice da chapa eleita há quatro anos, Jeremias Izaguirre de Oliveira (PDT), ficou inelegível no processo e o posto será ocupado agora por Piruca, da coligação MDB/PDT. Como em outubro serão realizadas as eleições municipais de 2024, o mandato atual dos recém eleitos vai até o fim deste ano.

De acordo com a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que determinou a realização das eleições suplementares no município e revogou a multa aplicada a Cortelini na sentença que o afastou do cargo, as negociações que configuraram abuso de poder econômico e político na campanha eleitoral de 2020 ocorreram apenas entre Oliveira e o ex-vereador Vasco Henrique Asambuja de Carvalho (MDB), que também teve o diploma cassado e a inelegibilidade confirmada.

As provas que resultaram na condenação dos políticos, anteriormente pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), incluem a distribuição de combustíveis, cestas básicas e outros bens a eleitores do município em troca de votos no pleito. A defesa, no entanto, recorreu sob argumento de que a gravação ambiental, que fundamentou as investigações, foi realizada de forma clandestina e contaminou as demais provas obtidas.

Por mais que o relator do caso no TSE, ministro Ramos Tavares, tenha considerado ilícitas as evidências produzidas por meio de fontes autônomas, as demais provas obtidas a partir de autorização judicial foram, para ele e os demais magistrados, consistentes e capazes de comprovar a prática irregular.
 

Fuvest recebe pedidos de isenção e redução de taxa de inscrição

Naomi Campbell esbanja elegância e beleza em Cannes

Mortes no Rio Grande do Sul aumentam para 151

Criador de bordões do futebol brasileiro, Silvio Luiz morre aos 89 anos

Maitê Proença vive experiência cultural em Foz do Rio Doce

Anitta divulga clipe sobre Candomblé e perde 200 mil seguidores

Brasil exporta 46,2% mais à UE, diz Icomex da FGV; vendas à China sobem 14,1%

Eduardo Leite pede desculpas após fala sobre doações ao RS

Jornalista Antero Greco morre aos 69 anos, vítima de tumor cerebral

Suspeito de matar idosa a marretadas em Catanduva é preso pela PM

Olímpia registra terceira morte por dengue

Shopping de Araçatuba também arrecada doações para o Rio Grande do Sul

Compartilhe

© Copyright 2024 SBT Interior - Todos os direitos reservados