05/09/2024 • 11:23:21

Prefeitura de Braúna decreta estado de emergência após incêndio em aldeia indígena

DA REDAÇÃO - ARAÇATUBA



A Prefeitura de Braúna (SP) decretou estado de emergência no município após um incêndio de grandes proporções atingir a área da Aldeia Indígena Icatu, localizada em uma região cercada por canaviais. O fogo teve início na tarde de quarta-feira (4) e foi controlado apenas à noite.

As chamas destruíram uma área estimada em 160 hectares, o equivalente a 160 campos de futebol. Embora as casas da aldeia não tenham sido atingidas diretamente, o incêndio danificou a rede elétrica, deixando os imóveis sem condições de habitação.

Os 160 moradores da aldeia foram transferidos para a Escola Municipal Adolfo Hecht, no centro da cidade, que agora serve como abrigo temporário. As aulas foram suspensas para acomodar os indígenas, que estão recebendo alimentos e atendimento médico. Para aqueles que optaram por permanecer em suas casas, o suporte continua sendo oferecido, incluindo assistência alimentar e de saúde.

Segundo o Corpo de Bombeiros de Penápolis, o incêndio começou por volta das 16h e foi controlado por volta das 21h. O combate ao fogo envolveu não apenas os bombeiros, mas também voluntários de Braúna e cidades vizinhas, que utilizaram caminhões-pipa e máquinas agrícolas para controlar as chamas.

“NOSSA NATUREZA MORREU”

O fogo consumiu, além dos canaviais, áreas de pastagem e uma reserva de preservação ambiental. As casas da aldeia foram protegidas graças a um cerco feito pelos bombeiros ao redor da comunidade.

“A situação foi muito preocupante, o fogo chegou bem perto das casas”, disse Carlos Alberto Imperial, professor da aldeia indígena Icatu e morador do local. Apesar das residências não terem sido queimadas, o professor explica que o impacto do incêndio foi devastador: “A nossa natureza morreu, perdemos nossos remédios. Isso significa que uma parte da gente morreu”, lamentou.

A prefeitura ressaltou que o incêndio trouxe graves prejuízos à comunidade indígena, cuja economia é baseada na agricultura de subsistência. A destruição de parte das terras cultiváveis agrava ainda mais a situação dos moradores, que dependem dessas áreas para o cultivo e sustento.

Corpo de homem é localizado na Represa de Rio Preto

Polícia Civil prende integrantes de organização criminosa especializada no furto de caminhonetes

Incêndio atinge residência em Jales e duas pessoas são socorridas

Jovem morre após ser encontrado ferido na BR-153 em Rio Preto

Polícia Civil identifica mulher que furtou malas de passageiros no aeroporto de Rio Preto

Auxiliar de enfermagem é morta pelo companheiro em Araçatuba; corpo será sepultado em Guararapes

Namorado de universitária desaparecida admite participação e acusa policial de feminicídio em Ilha Solteira

Homem morre em batida de frente na rodovia de Guarani d’Oeste

Onça-parda é resgatada de armadilha em propriedade rural de Penápolis

Revelando SP divulga programação completa para edição de Presidente Prudente

Quatro homens são presos por tráfico de drogas em operação da Polícia Civil em Santo Anastácio

Homem é baleado com três tiros no peito durante madrugada em Penápolis

Compartilhe

© Copyright 2025 SBT Interior - Todos os direitos reservados