A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Saúde, abrirá nesta quarta-feira, 25/12, o Centro de Hidratação para pacientes com dengue moderada. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira, 23/12, após reunião entre o prefeito Edinho Araújo e o secretário de saúde Adilson Vedroni.
“A nossa prioridade é garantir o atendimento a todas as pessoas que necessitem, principalmente neste momento de acentuado aumento do número de casos de dengue na cidade", disse o prefeito.
O serviço será instalado no atual Núcleo de Educação em Urgência (NEU), que funciona junto à UPA Jaguaré. O Centro de Hidratação terá, a princípio, vinte leitos, e funcionará diariamente, 24 horas. O atendimento será realizado a partir da constatação médica da necessidade da hidratação.
"A instalação do Centro de Hidratação atende à demanda crescente dos atendimentos por dengue nas unidades de saúde do município. No local, podemos dar uma melhor assistência ao paciente que tem dengue moderada", afirmou o secretário de saúde.
Além da abertura do Centro de Hidratação, o município também está adquirindo material, insumos e mobiliários para ampliar o número de leitos.
As ações de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti também estão sendo intensificadas com a campanha Rio Preto Unida Contra o Aedes, com visitas domiciliares aos sábados para controle de vetores, e nebulização, também aos sábados.
Dengue
Rio Preto tem, até o momento, 42.445 notificações por dengue, das quais 25.807 foram confirmadas, 14.320 descartadas e 2.318 em investigação. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, cerca de 300 novos casos são notificados ao departamento diariamente, sendo a maioria deles dos sorotipos de dengue 2 e 3.
“Estamos com o número de casos que são esperados para o final de janeiro, início de fevereiro. Além disso, mantivemos a circulação da chikungunya. Por isso, tivemos de antecipar medidas que normalmente são adotadas nesses meses", explicou a gerente da Vigilância Andreia Negri.
O próximo boletim com as notificações de dengue no município será divulgado em 2/1.
Nota
A Secretaria de Saúde comunica novo óbito por dengue em residente de Rio Preto. A vítima é um homem da faixa etária de 30 a 39 anos, com comorbidades. Apresentou os primeiros sintomas no dia 5/12, com mialgia, cefaleia e dor de garganta. Foi internado no dia 19/12 e o óbito ocorreu em 20/12. O Instituto Adolfo Lutz confirmou o resultado de dengue PCR tipo 2 nesta segunda-feira, 23/12. Com esta nova morte por dengue, o município contabiliza 11 óbitos pela doença este ano.
Encoleiramento contra a Leishmaniose
Mercadão de Rio Preto (SP) recebe mostra fotográfica sobre arte circense
SP amplia crédito e impulsiona empreendedorismo com mais de R$ 1,3 bilhão em financiamentos em dois anos
Ator Ney Latorraca morre aos 80 anos no Rio de Janeiro
Motociclista é flagrado transitando de forma imprudente, tenta fugir e acaba batendo na viatura em Presidente Prudente (SP)
Corpo de piloto que estava desaparecido no Amazonas é encontrado depois de 5 dias de buscas
Homem é preso em flagrante depois de agredir a própria mãe, em Araçatuba (SP)
Tutores devem aumentar cuidado com pets
Ações solidárias marcam o Natal das crianças internadas no HCM de Rio Preto (SP)
Lei que cria Política Nacional de Cuidados entra em vigor
Aplicativo sobre de prevenção de desastres já tem 2 mil downloads
Frequência escolar em SP chega à marca inédita de 86,4%
Compartilhe