22/04/2023 • 09:05:14

Preso injustamente por 2 anos, morador da região de Rio Preto prova inocência e consegue a liberdade

DA REDAÇÃO - SÃO JOSÉ DO RIO PRETO


 

Um morador de Mendonça, cidade com mais de 5,6 mil habitantes, na região de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, conseguiu provar sua inocência e teve a liberdade após passar dois anos preso injustamente por um crime que não cometeu.

O caso aconteceu em 2016. Vinícius Silva Villas Boas, de 37 anos, veio da capital paulista com a família em busca de qualidade de vida. Ele queria oferecer o melhor para a mulher e o filho, mas encontrou uma realidade bem diferente da esperada. Logo nas primeiras semanas, o analista de pricing foi abordado pela Polícia Militar e sua vida mudou completamente.

“Foram mais ou menos dez policiais, eu fiquei bem assustado. Revistaram toda a casa, reviraram tudo e perguntaram onde estavam a droga e a arma. Me levaram na delegacia e eu perguntei novamente o que estava acontecendo. Eles disseram que é um mandado de busca e apreensão”.

Ele foi acusado de roubo em José Bonifácio (SP). Vinícius negou o envolvimento com o crime e não tinha sequer as características do suspeito.

“No boletim de ocorrência a vítima havia comentado que tratava de um indivíduo pardo, forte e com o cabelo cortado. Na primeira conversa com o Vinícius eu pude observar que ele era uma pessoa obesa, negra e sempre teve o cabelo raspado de acordo com históricos de fotografias e até mesmo naquele momento”, afirmou o advogado Nugri Bernardo de Campos.

No dia e horário do roubo, Vinícius estava trabalhando em Mendonça. Ele prestava serviço como pintor para o empresário Fábio Gomes, e passou o dia todo na companhia do colega.

“Causou um espanto porque ele estava trabalhando comigo e parece que foram na casa dele, levaram ele. A gente parou de trabalhar já era quase 18 horas”, conta Fábio.

Mesmo com todas as provas de que o analista não tinha participação no roubo, ele foi preso e condenado, instância após instância. Em cárcere, Vinícius não perdia a esperança de provar sua inocência. Do lado de fora a família sofria, e o advogado tentava provar, de todas as maneiras, que uma grande injustiça estava sendo feita com seu cliente.

Um fio de esperança surgiu quando outro detento contou para Vinícius que conhecia a história do roubo e sabia quem eram os verdadeiros culpados, mas a justiça ainda estava longe de ser feita. Mesmo com a declaração de outro prisioneiro dando detalhes do crime, Vinícius foi condenado.

O detento fez uma carta de próprio punho para o companheiro de cela, contando o que sabia. E, em uma última tentativa, o advogado recorreu ao Tribunal de Justiça, por meio de uma revisão criminal.  Vinícius conseguiu a liberdade.

Todo o sofrimento vivido pela família ainda ecoa nas cabeças e corações, mas agora é vida nova e a certeza de que todos serão ainda muito felizes.

Veja a entrevista completa abaixo:

[video]

 

Homem ataca ex-mulher dez dias após deixar a prisão, em Rio Preto

Taxista é assaltado em Rio Preto

Homem é preso após disparar arma próximo a serv-festas em Rio Preto

Ciesp Noroeste Paulista retoma atividades do Núcleo de Jovens Empreendedores

Semana é marcada por tragédias envolvendo crianças em Rio Preto

Deic deflagra operação “Déjà Vu” contra jogos de azar em Rio Preto

Araçatuba adere ao programa Rios Vivos para revitalizar Córrego Alvoradinha e Lagoa do Miguelão

MEIs têm novas regras para emissão de notas fiscais

Criança de três anos morre após ser esquecida dentro de um carro na tarde desta quarta-feira (2) em Rio Preto

Homem é atacado com facão em Adamantina e corre risco de perder as pernas

Santa Casa de Buritama vai investigar morte de menina de seis anos ocorrida no último domingo

Dinheiro esquecido: saiba como consultar e resgatar valores a receber

Compartilhe

© Copyright 2025 SBT Interior - Todos os direitos reservados